Eis aqui a lista dos melhores filmes da década de 70. São 226 obras, muitas delas assinadas por alguns dos melhores diretores da História – Akira Kurosawa, Alfred Hitchcock, Federico Fellini, François Truffaut, Ingmar Bergman, John Huston, Louis Malle, Luís Buñuel, Martin Scorsese, Rainer Werner Fassbinder, Robert Altman, Roman Polanski, Stanley Kramer, Woody Allen, entre outros.
Os filmes são apresentados ano a ano – e em ordem alfabética, da mesma maneira como os realizadores apareceram no parágrafo acima. Não teria sentido algum tentar estabelecer uma ordem de qualidade entre esses 226 filmes, assim como naquela relação de cineastas.
Fui eu que fiz a lista – assim como já havia feito as listas dos melhores das décadas de 30, de 40, de 50 e de 60. Mas ela, da mesma maneira que as anteriores, não têm nada a ver com minhas opiniões pessoais. Fiz apenas o trabalho braçal de reunir os títulos que estão nos livros 1001 Filmes Para Se Ver Antes de Morrer, Movies of the 70s e 501 Must-See Movies, e mais os que receberam algum dos Oscars mais importantes e os principais prêmios no Festival de Cannes.
Estão aí, portanto, 226 filmes lançados na década de 1970 escolhidos por cinco diferentes equipes – os críticos reunidos por Steven Jay Schneider para fazer 1001 Filmes, o time liderado por Jürgen Müller para fazer o Movies of the 70s para a editora Taschen, os críticos reunidos por Emma Beare para o livro 501 Must-See Movies. E mais as escolhas dos membros da vetusta, respeitável e muitas vezes detestável Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, e do júri de Cannes, um dos três mais tradicionais e respeitados festivais do mundo.
É uma lista que, evidentemente, pode ser contestada, criticada, arrasada – mas a verdade é que ela tem uma boa dose de lógica, de bom senso – e de peso, de significado, já que indica os pontos em comum de cinco grupos distintos de pessoas.
Insisto: meu gosto pessoal não interferiu em absolutamente nada. Há aí vários filmes que estão entre meus favoritos, como, só para dar uns poucos exemplos, exemplos, Cabaret, A Última Sessão de Cinema, Amarcord, A Noite Americana. Mas também há filmes aí que são cultuados, respeitados, mas de que eu, pessoalmente, não gosto nada.
***
Um registro pessoal: dos 226 filmes, 42 já foram comentados por mim neste site. Quase 20%.
Já estão no 50 Anos de Filmes 34 dos melhores da década de 30, 54 dos melhores da década de 40, 76 da década de 40, 63 da década de 60,
Este site já tem, portanto, comentários sobre 269 dos quase mil filmes (989, para ser exato) considerados os melhores feitos entre 1931 e 1980.
Quase 30%.
Considerando que a equipe do 50 Anos de Filmes é composta pelo bloco do eu sozinho, eu me dou os parabéns – e os aceito de bom grado, e os considero bem merecidos.
(Os filmes que estão no site aparecem em negrito, em bold, na lista. Um dia consigo fazer todos os links.)
***
Na tabela, a coluna 1 mostra as obras que estão no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer.
A coluna 2, os escolhidos pelo livro Movies of the 70s.
A coluna 3, os do livro 501 Must-See Movies.
A coluna 4, os premiados com o Oscar.
A coluna 5, os vencedores do Festival de Cannes.
Filmes | (1) | (2) | (3) | (4) | (5) |
1971 | |||||
A Classe Operária Vai ao Paraíso, de Elio Petri | * | ||||
A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Mel Stuart | * | ||||
A Longa Caminhada, de Nicolas Roeg | * | ||||
A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich | * | * | * | 2 | |
Carter, O Vingador, de Mike Hodges | * | * | |||
Corrida Sem Fim, de Monte Hellman | * | ||||
Corrida Silenciosa, de Douglas Trumbull | * | ||||
Ensina-me a Viver, de Hal Ashby | * | * | * | ||
Klute, O Passado Condena, de Alan J. Pakula | * | * | 1 | ||
Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick | * | * | * | ||
O Caçador de Dotes, de Elaine May | * | ||||
O Estranho Que Nós Amamos, de Don Siegel | * | ||||
O Mensageiro, de Joseph Losey | * | ||||
Onde os Homens São Homens, de Robert Altman | * | ||||
Operação França, de William Friedkin | * | * | * | 5 | |
O Sopro no Coração, de Louis Malle | * | ||||
Perseguidor Implacável, de Don Siegel | * | * | * | ||
Salmo Vermelho, de Miklós Jancsó | * | ||||
Shaft, de Gordon Parks | * | * | |||
Sob o Domínio do Medo, de Sam Peckinpah | * | * | |||
Sweet Sweetback’s Baadasssss Song, de Melvin Van Peebles | * | ||||
Wanda, de Barbara Loden | * | ||||
W.R. – Mistérios do Organismo, de Dusan Makavejev | * | ||||
1972 | |||||
Aguirre, a Cólera dos Deuses, de Werner Herzog | * | * | |||
Amargo Pesadelo, de John Boorman | * | * | * | ||
As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, Rainer Fassbinder | * | ||||
A Vingança de Ulzana, de Robert Aldrich | * | ||||
Cabaret, de Bob Fosse | * | * | * | 8 | |
Cidade das Ilusões, de John Huston | * | ||||
Corrida Silenciosa, de Douglas Trumbull | * | ||||
Essa Pequena é uma Parada, de Peter Bogdanovich | * | * | |||
Expresso para Bordeaux, de Jean-Pierre Melville | * | ||||
Frenesi, de Alfred Hitchcock | * | * | |||
Gritos e Sussurros, de Ingmar Bergman | * | ||||
Jogo Mortal, de Joseph L. Mankiewicz | * | * | |||
Má Companhia, de Robert Benton | * | ||||
O Caso Mattei, de Francesco Rosi | * | ||||
O Destino do Poseidon, de Ronald Neame | * | ||||
O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel | * | * | 1 | ||
O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola | * | * | * | 3 | |
O Rapaz Que Partia Corações, de Elaine May | * | ||||
Os Implacáveis, de Sam Peckinpah | * | ||||
O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci | * | * | |||
Pink Flamingos, de John Waters | * | ||||
Roma, de Federico Fellini | * | ||||
Roy Bean – O Homem da Lei, de John Huston | * | ||||
Solaris, de Andrei Tarkovsky | * | * | * | ||
Sonhos de um Sedutor, de Herbert Ross | * | ||||
Superfly, de Gordon Parks Jr. | * | ||||
Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo * Mas Tinha medo de Perguntar, de Woody Allen | * | ||||
1973 | |||||
A Lenda de Paul e Paula, de Heiner Carow | * | ||||
A Mãe e a Puta, de Jean Eustache | * | ||||
Amarcord, de Federico Fellini | * | 1 | |||
A Noite Americana, de François Truffaut | * | * | 1 | ||
Caminhos Perigosos, de Martin Scorsese | * | * | |||
Carne Para Frankenstein, de Paul Morrissey e Antonio Margheriti | * | ||||
Com 007 Viva e Deixe Morrer, de Guy Hamilton | * | ||||
Espantalho, de Jerry Schatzberg | * | ||||
Golpe de Mestre, de George Roy Hill | * | * | * | 7 | |
Inverno de Sangue em Veneza, de Nicolas Roeg | * | * | * | ||
Louca Paixão, de Paul Verhoeven | * | ||||
Loucuras de Verão, de George Lucas | * | * | |||
Meu Nome é Ninguém, de Tonino Valerii | * | ||||
No Mundo de 2020, de Richard Fleischer | * | ||||
Nosso Amor de Ontem, de Sydney Pollack | * | ||||
O Dorminhoco, de Woody Allen | * | * | |||
O Espírito da Colméia, de Bernardo Bertolucci | * | ||||
O Estranho Sem Nome, de Clint Eastwood | * | * | |||
O Exorcista, de William Friedkin | * | * | * | 2 | |
O Homem de Palha, de Robin Hardy | * | * | |||
Operação Dragão, de Robert Clouse | * | * | * | ||
O Perigoso Adeus, de Robert Altman | * | ||||
O Planeta Selvagem, de René Laloux | * | ||||
Papillon, de Franklin J. Schaffner | * | * | * | ||
Pat Garrett e Billy The Kid, de Sam Peckinpah | * | * | |||
Querem Meu Sangue, de Perry Henzell | * | ||||
Serpico, de Sidney Lumet | * | * | |||
Sonhos do Passado, de John G. Avildsen | 1 | ||||
Terra de Ninguém, de Terrence Malick | * | * | |||
Um Toque de Classe, de Melvin Frank | 1 | ||||
Westworld: Onde Ninguém Tem Alma, de Michael Crichton | * | * | |||
1974 | |||||
A Conversação, de Francis Ford Coppola | * | * | * | * | |
Alice Não Mora Mais Aqui, de Martin Scorsese | 1 | ||||
Banzé no Oeste, de Mel Brooks | * | * | |||
Céline e Julie Vão de Barco, de Jacques Rivette | * | ||||
Chinatown, de Roman Polanski | * | * | * | 1 | |
Dark Star, de John Carpenter | * | ||||
Dersu Uzala, de Akira Kurosawa | * | ||||
Desejo de Matar, de Michael Winner | * | ||||
Inferno na Torre, de John Guillermin | * | * | |||
Jovem Frankenstein, de Mel Brooks | * | * | |||
Lacombe Lucien, de Louis Malle | * | ||||
Lenny, de Bob Fosse | * | ||||
O Espelho, de Andrei Tarkovisky | * | ||||
O Grande Gatsby, de Jack Clayton | * | ||||
O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper | * | * | * | ||
O Medo Devora a Alma, de Rainer Werner Fassbinder | * | ||||
Operação Yakuza, de Sydney Pollack | * | ||||
O Poderoso Chefão II, de Francis Ford Coppola | * | * | 6 | ||
Traga-me a Cabeça de Alfredo Garcia, de Sam Peckinpah | * | ||||
Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes | * | * | |||
1975 | |||||
A Honra Perdida de Katharina Bloom, de Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta | * | ||||
A Viagem dos Comediantes, de Theo Angelopoulos | * | ||||
Barry Lyndon, de Stanley Kubrick | * | * | |||
Caminhos Diferentes, de Yash Chopra | * | ||||
Cria Cuervos, de Carlos Saura | * | ||||
Crônica dos Anos de Fogo, de Mohammed Lakhdar-Hamina | * | ||||
Dersu Uzala, de Akira Kurosawa | 1 | ||||
India Song, de Marguerite Duras | * | ||||
Jeanne Dielman, de Chantal Akerman | * | ||||
Manila nas Garras do Neon, de Lino Brocka | * | ||||
Monty Pythoh – Em Busca do Cálice Sagrado, de Terry Gilliam e Terry Jones | * | * | |||
Nashville, de Robert Altman | * | * | * | ||
O Direito do Mais Forte, de Rainer Werner Fassbinder | * | ||||
O Homem Que Queria Ser Rei, de John Huston | * | ||||
Operação França II, de John Frankenheimer | * | ||||
Os 120 Dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini | * | ||||
Piquenique na Montanha Misteriosa, de Peter Weir | * | ||||
Profissão: Repórter, de Michelangelo Antonioni | * | ||||
Supervixens, de Russ Meyer | * | ||||
The Rocky Horror Picture Show, de Jim Sharman | * | * | * | ||
Três Dias do Condor, de Sydney Pollack | * | ||||
Tubarão, de Steven Spielberg | * | * | * | ||
Um Dia de Cão, de Sidney Lumet | * | * | * | 1 | |
Um Estranho no Ninho, de Milos Forman | * | * | * | 5 | |
1976 | |||||
A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa, de Blake Edwards | * | ||||
A Morte de um Bookmaker Chinês, de John Cassavetes | * | ||||
A Profecia, de Richard Donner | * | ||||
Assalto à 13ª DP, de John Carpenter | * | ||||
Carrie, A Estranha, de Brian De Palma | * | * | * | ||
Casanova de Fellini, de Federico Fellini | * | ||||
Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto | * | ||||
Josey Wales, o Fora da Lei, de Clint Eastwood | * | ||||
L’aile ou la cuisse, de Claude Zidi | * | ||||
Maratona da Morte, de John Schesinger | * | ||||
Novecento, de Bernardo Bertolucci | * | * | |||
O Homem Que Caiu na Terra. De Nicolas Roeg | * | ||||
O Império dos Sentidos, de Nagisha Oshima | * | * | |||
O Inquilino, de Roman Polanski | * | ||||
O Último Pistoleiro, de Don Siegel | * | ||||
Preto e Branco em Cores, de Jean-Jacques Annaud | 1 | ||||
Rede de Intrigas, de Sidney Lumet | * | * | 4 | ||
Rocky, Um Lutador, de John G. Avildsen | * | * | * | 3 | |
Taxi Driver, de Martin Scorsese | * | * | * | * | |
Todos os Homens do Presidente, de Alan J. Pakula | * | * | * | 4 | |
1977 | |||||
A Ascensão, de Larisa Shepitko | * | ||||
A Cruz de Ferro, de Sam Peckinpah | * | ||||
A Garota do Adeus, de Herbert Ross | 1 | ||||
Annie Hall, de Woody Allen | * | * | * | 4 | |
A Última Onda, de Peter Weir | * | ||||
Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg | * | * | * | ||
Eraserhead, de David Lynch | * | * | |||
Esse Obscuro Objeto de Desejo, de Luís Buñuel | * | ||||
Guerra nas Estrelas, de George Lucas | * | * | |||
Last Chants for a Slow Dance, de Jon Jost | * | ||||
Madame Rosa – A Vida à Sua Frente, de Moshé Mizrahi | 1 | ||||
New York, New York, de Martin Scorsese | * | ||||
O Amigo Americano, de Wim Wenders | * | ||||
O Homem de Mármore, de Andrzej Wajda | * | ||||
Os Embalos de Sábado à Noite, de John Badham | * | * | * | ||
Pai Patrão, de Paolo e Vittorio Taviani | * | * | |||
Soldado de Laranja, de Paul Verhoeven | * | ||||
Stroszek, de Werner Herzog | * | ||||
Suspiria, de Dario Argento | * | ||||
Viagem Maldita, de Wes Craven | * | ||||
1978 | |||||
A Árvore dos Tamancos, de Ermano Olmi | * | * | |||
A Gaiola das Loucas, de Édouard Molinaro | * | ||||
Amargo Regresso, de Hal Ashby | * | 3 | |||
A Última Valsa, de Martin Scorsese | * | * | |||
Caçador de Morte, de Walter Hill | * | ||||
Cinzas no Paraíso, de Terrence Malick | * | * | |||
Clube dos Cafajestes, de John Landis | * | ||||
Despertar dos Mortos, de George A. Romero | * | * | * | ||
Grease: Nos Tempos da Brilhantina, de Randal Kleiser | * | * | |||
Halloween: A Noite do Terror, de John Carpenter | * | * | * | ||
O Canto de Jimmie Blacksmith, de Fred Schepisi | * | ||||
O Expresso da Meia-Noite, de Alan Parker | * | 2 | |||
O Franco Atirador, de Michael Cimino | * | * | * | 5 | |
O Matador de Ovelhas, de Charles Burnett | * | ||||
Os Cinco Venenos, de Chang Cheh | * | ||||
Preparam Seus Lenços, de Betrand Blier | 1 | ||||
Queimando Tudo, de Lou Adler e Tommy Chong | * | ||||
Shao Lin San Shih Liu Fang, de Chia-Liang Liu | * | ||||
Sonata de Outono, de Ingmar Bergman | * | ||||
Superman: O Filme, de Richard Donner | * | * | |||
1979 | |||||
Alcatraz: Fuga Impossível, de Don Siegel | * | ||||
Alien, o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott | * | * | * | ||
Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola | * | * | * | ||
As Quatro Irmãs, de Gillian Armstrong | * | ||||
A Vida de Brian, de Terry Jones | * | * | |||
Bye Bye Brasil, de Carlos Diegues | * | ||||
Kramer vs. Kramer, de Robert Benton | * | * | * | 5 | |
Mad Max, de George Miller | * | * | |||
Manhattan, de Woody Allen | * | * | |||
Muito Além do Jardim, de Hal Ashby | * | * | |||
Mulher Nota 10, de Blake Edwards | * | ||||
Muppets – O Filme, de James Frawley | * | ||||
Norma Rae, de Martin Ritt | 2 | ||||
Nosferatu, o Vampiro da Noite, de Werner Herzog | * | * | |||
O Casamento de Maria Braun, de Werner Rainer Fassbinder | * | * | |||
O Panaca, de Carl Reiner | * | ||||
O Show Deve Continuar/All That Jazz, de Bob Fosse | * | * | 4 | * | |
O Tambor, de Volker Schlöndorff | * | * | 1 | * | |
O Vencedor, de Peter Yates | * | ||||
Síndrome da China, de James Bridges | |||||
Stalker, de Andrei Tarkovisky | * | ||||
1980 | |||||
A Bruma Assassina, de John Carpenter | * | ||||
Agonia e Glória, de Samuel Fuller | * | * | |||
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu, de Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker | * | * | |||
Atlantic City, de Louis Malle | * | ||||
Cavalgada dos Proscritos, de Walter Hill | * | ||||
Fama, de Alan Parker | * | ||||
Gente Como a Gente, de Robert Redford | * | * | 4 | ||
Gloria, de John Cassavetes | * | ||||
Kagemusha, a Sombra de um Samurai, de Akira Kurosawa | * | ||||
Moscou Não Acredita em Lágrimas, de Vladimir Menshov | 1 | ||||
O Destino Mudou Sua Vida, de Michael Apted | 1 | ||||
O Homem Elefante, de David Lynch | * | * | |||
O Iluminado, de Stanley Kubrick | * | * | |||
Os Irmãos Cara de Pau, de John Landis | * | ||||
O Último Metrô, de François Truffaut | * | * | |||
Parceiros da Noite, de William Friedkin | * | ||||
Sexta-feira 13, de Sean S. Cunningham | |||||
Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca, de Irvin Kershner | * | * | |||
Touro Indomável, de Martin Scorsese | * | * | 2 | ||
Vestida para Matar, de Brian De Palma | * |
Outubro de 2020
Veja também:
Os melhores filmes da década de 30
Os melhores filmes da década de 40
3 Comentários para “Os melhores filmes da década de 70”