A lista dos melhores filmes da década de 80 inclui grandes mestres que começaram ainda nos anos 40 ou início dos 50, realizadores de talento que foram amplamente reverenciados nos anos 70, e gente que acabava de chegar.
Há na lista que vai abaixo um Ingmar Bergman, um Federico Fellini, um Andrzej Wajda, três John Houston, um Sidney Lumet, um Robert Bresson, um David Lean.
Do segundo grupo, há quatro Steven Spielberg, quatro Martin Scorsese, dois Rainer Werner Fassbinder, um István Szabó, dois Lawrence Kasdan, um Milos Forman, dois Wim Wenders.
Do terceiro grupo, há, por exemplo, três Irmãos Coen, dois Jim Jarmusch.
Tem muito americano no pedaço – mas há filmes de realizadores australianos (Peter Weir), italianos (Francesco Rosi, Bernardo Bertolucci), alemães (Wolfgang Petersen), um argentino-brasileiro (Hector Babenco), canadenses (David Cronenberg, Denys Arcand), russos (Andrei Tarkovski), franceses (Claude Miller), irlandeses (Neil Jordan), ingleses (Karel Reisz), um sérvio (Emir Kusturica), dinamarqueses (Gabriel Axel, Bille August), holandeses (Paul Verhoeven), chineses (Zhang Youmu), iranianos (Abbas Kiarostami). E vários etc.
Como já falei na introdução das listas dos melhores filmes da
meu gosto pessoal não tem nada, nadinda, nadica a ver com a lista que vai aí abaixo.
Ela inclui tanto filmes de realizadores que admiro com profunda paixão, como alguns dos nomes citados acima, ou Woody Allen, um dos meus prediletos, quanto de diretores que considero da mesma importância do cocô do cavalo do bandido, tipo Adrian Lyne.
(Estão na lista quatro Woody Allen. Se fosse pelo meu gosto pessoal haveria uns oito. Talvez todos os dez que ele fez entre 1981 e 1990. E não haveria Adrian Lyne algum. Há quatro filmes dele.)
O que fiz foi apenas o trabalho braçal de reunir os títulos que estão nos livros 1001 Filmes Para Se Ver Antes de Morrer, Movies of the 80s e 501 Must-See Movies, e também os que receberam algum dos Oscars mais importantes e os principais prêmios no Festival de Cannes.
Estão aí 282 filmes lançados na década de 1980 escolhidos por cinco diferentes equipes – os críticos reunidos por Steven Jay Schneider para fazer 1001 Filmes, o time liderado por Jürgen Müller para fazer o Movies of the 80s para a editora Taschen, os críticos chamados por Emma Beare para o livro 501 Must-See Movies. E ainda as escolhas dos membros da vetusta, respeitável e muitas vezes detestável Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, e do júri de Cannes, um dos três mais tradicionais e respeitados festivais do mundo.
É uma lista que, evidentemente, pode ser contestada, criticada, arrasada – mas a verdade é que ela tem uma boa dose de lógica, de bom senso – e de peso, de significado, já que indica os pontos em comum de cinco grupos distintos de cinéfilos.
***
E, agora, um registro pessoal.
Dos 282 filmes, 42, ou cerca de 17% do total, já foram comentados aqui neste 50 Anos de Filmes. (Eles aparecem em negrito na lista.)
Não é muito. Menos de 20%. Menos de um quinto.
Sim, não é muito. Até mesmo se comparado a décadas anteriores. Estão aqui neste site comentários sobre 37,5% dos melhores da década de 1940 e 36,3% dos melhores da de 1950.
Se, no entanto, considerarmos que a equipe do 50 Anos de Filmes é composta pelo bloco do eu sozinho, eu me dou os parabéns – e os aceito de bom grado, e os considero bem merecidos.
***
A coluna 1 mostra as obras que estão no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer.
A coluna 2, os escolhidos pelo livro Movies of the 80s.
A coluna 3, os do livro 501 Must-See Movies.
A coluna 4, os premiados com o Oscar, com o número de estatuetas.
A coluna 5, os vencedores do Festival de Cannes.
Filmes | (1) | (2) | (3) | (4) | (5) |
1981 | |||||
A Lei de Quem Tem o Poder, de Bertrand Tavernier | * | ||||
A Mulher do Tenente Francês, de Karel Reisz | * | ||||
Arthur, o Milionário Sedutor, de Steve Gordon | 2 | ||||
Caçadores da Arca Perdida, de Steven Spielberg | * | * | 4 | ||
Carruagens de Fogo, de Hugh Hudson | * | 4 | |||
Corpos Ardentes, de Lawrence Kasdan | * | * | |||
Eles Não Usam Black-tie, de Leon Hirszman | * | ||||
Fuga de Nova York, de John Carpenter | * | ||||
Gallipoli, de Peter Weir | * | ||||
Lobos, de Michael Wadleigh | * | ||||
Lola, de Rainer Werner Fassbinder | * | ||||
Mad Max 2: A Caçada Continua, de George Miller | * | ||||
Mephisto, de István Szabó | 1 | ||||
Num Lago Dourado, de Mark Rydell | 3 | ||||
O Barco: Inferno no Mar, de Wolfgang Petersen | * | * | * | ||
O Homem de Ferro, de Andrzej Wajda | * | * | |||
O Príncipe da Cidade, de Sidney Lumet | * | ||||
Os Bandidos do Tempo, de Terry Gilliam | * | * | |||
Picardias Estudantis, de Amy Heckerling | * | ||||
Pixote, de Hector Babenco | * | ||||
Reds, de Warren Beatty | * | * | 3 | ||
Scanners: Sua Mente Pode Destruir, de David Cronenberg | * | ||||
Três Irmãos, de Francesco Rosi | * | ||||
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, de Sam Raimi | * | ||||
Um Lobisomem Americano em Londres, de John Landis | * | 1 | |||
Um Tiro na Noite, de Brian De Palma | * | ||||
1982 | |||||
A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula | * | 1 | |||
A Força do Destino, de Taylor Hackford | * | 2 | |||
A Noite de São Lourenço, de Paolo e Vittorio Taviani | * | ||||
Blade Runner: O Caçador de Andróides, de Ridley Scott | * | * | * | ||
Cliente Morto Não Paga, de Carl Reiner | * | ||||
Começar de Novo, de Jose Luis Garci | 1 | ||||
Conan, o Barbáro, de John Milius | * | ||||
Desaparecido: Um Grande Mistério, de Costa-Gavras | 1 | * | |||
E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg | * | * | * | 4 | |
Fanny & Alexander, de Ingmar Bergman | * | * | 4 | ||
Fitzcarraldo, de Werner Herzog | * | * | * | ||
Gandhi, de Richard Attenborough | * | * | * | 8 | |
Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, de Nicholas Meyer | * | ||||
Koyaanisqatsi: Uma Vida Fora de Equilíbrio, de Godfrey Reggio | * | ||||
O Ano que Vivemos em Perigo, de Peter Weir | 1 | ||||
O Caminho, de Serif Gören, Yilmaz Güney | * | * | |||
O Contrato do Amor, de Peter Greenaway | * | ||||
O Enigma do Outro Mundo, de John Carpenter | * | * | |||
O Rei da Comédia, de Martin Scorsese | * | * | * | ||
Poltergeist – O Fenômeno, de Tobe Hooper | * | * | |||
Quando Jovens se Tornam Adultos, de Barry Levinson | * | ||||
Querelle, de Rainer Werner Fassbinder | * | ||||
Rambo – Programado para Matar, de Ted Kotcheff | * | ||||
Tootsie, de Sydney Pollack | * | * | * | 1 | |
Tron: Uma Odisseia Eletrônica, de Steven Lisberger | * | ||||
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, de Sam Raimi | * | ||||
Uma Questão de Silêncio, de Marleen Gorris | * | ||||
1983 | |||||
A Balada de Narayama, de Shorei Imamura | * | * | |||
A Força do Carinho, de Bruce Beresford | 2 | ||||
E la Nave Va, de Federico Fellini | * | ||||
El Norte, de Gregory Nava | * | ||||
Flashdance: Em Ritmo de Embalo, de Adrian Lyne | * | 1 | |||
Laços de Ternura, de James L. Brooks | * | * | 5 | ||
Monty Python – O Sentido da Vida, de Terry Jones e Terry Gilliam | * | ||||
Nostalgia, de Andrei Tarkovsky | * | ||||
O Casal Osterman, de Sam Peckinpah | * | ||||
O Dinheiro, de Robert Bresson | * | ||||
O Quarto Homem, de Paul Verhoeven | * | * | |||
O Reencontro, de Lawrence Kasdan | * | * | |||
Os Eleitos, de Philip Kaufman | * | * | * | 4 | |
O Selvagem da Motocicleta, de Francis Ford Coppola | * | ||||
O Último Combate, de Luc Besson | * | ||||
Ronda Mortal, de Claude Miller | * | ||||
Scarface, de Brian De Palma | * | * | * | ||
Sem Sol, de Chris Marker | * | ||||
Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi, de Richard Marquand | * | ||||
Trocando as Bolas, de John Landis | * | ||||
Uma História de Natal, de Bob Clark | * | ||||
Utu: Espírito de Vingança, de Geoff Murphy | * | ||||
Videodrome: A Síndrome do Vìdeo, de David Cronenberg | * | ||||
007 – Nunca Mais Outra Vez, de Irvin Kerschner | * | ||||
1984 | |||||
A Companhia dos Lobos, de Neil Jordan | * | ||||
A Hora do Pesadelo, de Wes Craven | * | * | * | ||
Amadeus, de Milos Forman | * | * | 8 | ||
À Sombra do Vulcão, de John Huston | * | ||||
Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho | * | ||||
Dublê de Corpo, de Brian De Palma | * | ||||
Era Uma Vez na América, de Sergio Leone | * | * | |||
Estranhos no Paraíso, de Jim Jarmusch | * | ||||
Gosto de Sangue, de Joel e Ethan Coen | * | ||||
Gremlims, de Joe Dante | * | ||||
Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva, de Hugh Hudson | * | ||||
Isto é Spinal Tap, de Rob Reiner | * | * | |||
Memórias do Cárcere, de Leon Hirszman | * | ||||
O Exterminador do Futuro, de James Cameron | * | * | * | ||
Os Caça-Fantasmas, de Ivan Reitman | * | * | * | ||
Os Gritos do Silêncio, de Roland Joffé | * | * | 3 | ||
Paris, Texas, de Wim Wenders | * | * | * | ||
Passagem para a Índia, de David Lean | * | * | * | 2 | |
Um Espírito Baixou em Mim, de Carl Reiner | * | ||||
Um Lugar no Coração, de Robert Benton | * | 2 | |||
Um Sonho de Domingo, de Betrand Tavernier | * | ||||
Um Tira da Pesada, de Martin Brest | * | ||||
1985 | |||||
A Cor Púrpura, de Steven Spielberg | * | ||||
A História Oficial, de Luís Puenzo | * | 1 | |||
A Honra do Poderoso Prizzi, de John Huston | * | * | 1 | ||
A Rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen | * | ||||
A Testemunha, de Peter Weir | * | * | 2 | ||
A Traição do Falcão, de John Schlesinger | * | ||||
Brazil, o Filme, de Terry Gillian | * | * | * | ||
Clube dos Cinco, de John Hughes | * | * | * | ||
Cocoon, de Ron Howard | 2 | ||||
Depois de Horas, de Martin Scorsese | * | * | |||
De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis | * | * | * | 1 | |
Entre Dois Amores, de Sidney Pollack | * | * | * | 7 | |
Homens, de Doris Dörrie | * | ||||
Le thé au harem d’Archimède, de Mehdi Charef | * | ||||
Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão, de George Miller e George Ogilvie | * | ||||
Minha Adorável Lavanderia, de Stephen Frears | * | ||||
Mishima, Uma Vida em Quatro Tempos, de Paul Schrader | * | ||||
O Ano do Dragão, de Michael Cimino | * | ||||
O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco | * | * | 1 | ||
Procura-se Susan Desesperdamente, de Susan Seidelmn | * | ||||
Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios, de Emir Kusturica | 1 | ||||
Ran, de Akira Kurosawa | * | * | * | 1 | |
Regresso para Bountiful, de Peter Masterson | 1 | ||||
Rendez-vous, de André Téchiné | 1 | ||||
Sem Teto Nem Lei, de Agnès Varda | * | ||||
Shoah, de Claude Lanzmann | * | ||||
Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti, de Jûzô Itami | * | * | |||
Terra Tranquila, de Geoff Murphy | * | ||||
Uma Janela para o Amor, de James Ivory | * | * | 3 | ||
Um Tempo Para Morrer, Um Tempo Para Viver, de Hsiao-hsien Hou | * | ||||
Vá e Veja, de Elem Klimov | * | * | |||
Viver e Morrer em Los Angeles, de William Friedkin | * | ||||
1986 | |||||
A Cor do Dinheiro, de Martin Scorsese | 1 | ||||
Aliens, O Resgate, de Ridley Scott | * | * | * | ||
A Missão, de Roland Joffé | * | 1 | * | ||
A Mosca, de David Cronenberg | * | * | * | ||
A Pequena Loja dos Horrores, de Frank Oz | * | * | |||
Ases Indomáveis, de Tony Scott | 1 | ||||
Betty Blue, de Jean-Jacques Beineix | * | ||||
Caçador de Assassino, de Michael Mann | * | ||||
Caravaggio, de Derek Jarman | * | ||||
Conta Comigo, de Rob Reiner | * | * | |||
Curtindo a Vida Adoidado, de John Hughes | * | * | |||
Daunbailó, de Jim Jarmusch | * | * | |||
Dragão Vermelho, de Michael Mann | * | ||||
Ela Quer Tudo, de Spike Lee | * | * | |||
Filhos do Silêncio, de Randa Haines | * | 1 | |||
Hannah e Suas Irmãs, de Woody Allen | * | * | 3 | ||
Highlander: O Guerreiro Imortal, de Russell Malcahy | * | ||||
9 ½ Semanas de Amor, de Adrian Lyne | * | * | |||
O Ataque, de Fons Rademakers | 1 | ||||
O Declínio do Império Americano, de Denys Arcand | * | ||||
O Ladrão de Cavalos, de Zhuangzhuang Tian | * | ||||
O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud | * | ||||
O Raio Verde, de Éric Rohmer | * | ||||
Platoon, de Oliver Stone | * | * | * | 4 | |
Por Volta da Meia-Noite, de Bertrand Tavernier | 1 | ||||
Salvador – O Martírio de um Povo, de Oliver Stone | * | ||||
Sherman’s March, de Ross McElwee | * | ||||
Sonhos da Ópera de Berlim, de Tsui Hark | * | ||||
Top Gun: Ases Indomáveis, de Tony Scott | * | * | * | 1 | |
Totalmente Selvagem, de Jonathan Demme | * | ||||
Veludo Azul, de David Lynch | * | * | |||
1987 | |||||
Adeus, Meninos, de Louis Malle | * | * | |||
A Festa de Babette, de Gabriel Axel | * | * | 1 | ||
A Luz, de Souleymane Cissé | * | ||||
A Princesa Prometida, de Rob Reiner | * | * | |||
Arizona Nunca Mais, de Joel Coen | * | ||||
Asas do Desejo, de Wim Wenders | * | * | |||
Atração Fatal, de Adrian Lyne | * | * | * | ||
Bom Dia, Vietnã, de Barry Levinson | * | * | |||
Coração Satânico, de Alan Parker | * | * | |||
Crimes e Pecados, de Woody Allen | * | ||||
Dirty Dancing: Ritmo Quente, de Emile Ardolino | * | 1 | |||
Dona de Casa, de Bill Forsyth | * | ||||
Feitiço da Lua, de Norman Jewison | * | * | 3 | ||
Jogo de Emoções, de David Mamet | * | ||||
Máquina Mortífera, de Richard Donner | * | ||||
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, de Pedro Almodóvar | * | ||||
Nascido Para Matar, de Stanley Kubrick | * | * | * | ||
Nos Bastidores da Notícia, de James L. Brooks | * | ||||
Os Desajustados, de Bruce Robinson | * | ||||
Os Intocáveis, de Brian De Palma | * | * | 1 | ||
O Sorgo Vermelho, de Zhang Youmou | * | ||||
Os Vivos e os Mortos, de John Huston | * | ||||
O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci | * | * | 9 | ||
Pelle, O Conquistador, de Bille August | * | 1 | * | ||
Projeto China 1 – A Vingança, de Jackie Chan | * | ||||
Quando Chega a Escuridão, de Kathryn Bigelow | * | ||||
RoboCop: O Policial do Futuro, de Paul Verhoeven | * | * | |||
Sien lui yau wan, de Siu-Tung Ching | * | ||||
Sob o Céu de Satã, de Maurice Pialat | * | ||||
Uma História Chinesa de Fantasmas, de Siu-Tung Ching | * | ||||
Uma Noite Alucinante 2, de Sam Raimi | * | ||||
Wall Street: Poder e Cobiça, de Oliver Stone | * | 1 | |||
1988 | |||||
Acusados, de Jonathan Kaplan | 1 | ||||
Afogando em Números, de Peter Greenaway | * | ||||
A Insustentável Leveza do Ser, de Philip Kaufman | * | ||||
Akira, de Katsuhiro Otomo | * | ||||
Ariel, de Aki Kaurismaki | * | ||||
A Tênue Linha da Morte, de Errol Morris | * | ||||
Atirando Para Matar, de Roger Spottiswoode | * | ||||
Bird, de Clint Eastwood | * | ||||
Brinquedo Assassino, de Tom Holland | * | ||||
Busca Frenética, de Roman Polanski | * | ||||
Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore | * | 1 | |||
Corra Que a Polícia Vem Aí, de David Zucker | * | * | * | ||
Duro de Matar, de John McTiernan | * | * | * | ||
Gêmeos – Mórbida Semelhança, de David Cronenberg | * | ||||
Hotel Terminus, de Marcel Ophüls | * | ||||
Imensidão Azul, de Luc Besson | * | ||||
Ligações Perigosas, de Stephen Frears | * | * | * | 3 | |
Mississipi em Chamas, de Alan Parker | * | 1 | |||
O Decálogo, de Krzysztof Kieslowski | * | ||||
O Silêncio do Lago, de George Sluizer | * | ||||
Os Jovens Pistoleiros, de Christropher Cain | * | ||||
O Turista Acidental, de Lawrence Kasdan | 1 | ||||
O Túmulo dos Vaga-lumes, de Isao Takahata | * | ||||
Paisagem na Neblina, de Theo Angelopoulos | * | ||||
Quero Ser Grande, de Penny Marshall | * | * | * | ||
Rain Man, de Barry Levinson | * | * | * | 4 | |
Rebelião em Milagro, de Robert Redford | 1 | ||||
Sorte no Amor, de Ron Shelton | * | ||||
Sur, de Fernando Solanas | * | ||||
Uma Cilada para Roger Rabbit, de Robert Zemeckis | * | * | 3 | ||
Uma História do Vento, de Joris Ivens | * | ||||
Uma Secretária de Futuro, de Mike Nichols | * | 1 | |||
Um Assunto de Mulheres, de Claude Chabrol | * | ||||
Um Peixe Chamado Wanda, de Charles Chrichton | * | * | * | 1 | |
Vida Cigana, de Emir Kusturica | * | * | |||
1989 | |||||
A Cidade das Tristezas, de Hslao-hsien Hou | * | ||||
A Incrível Verdade, de Hal Hartley | * | ||||
A Pequena Sereia, de Ron Clements, John Muske | 2 | ||||
Ata-me, de Pedro Almodóvar | * | ||||
Batman, de Tim Burton | * | * | * | 1 | |
Conduzindo Miss Daisy, de Bruce Beresford | * | 4 | |||
Crimes e Pecados, de Woody Allen | * | ||||
Digam o que Quiserem, de Cameron Crowe | * | ||||
Drugstore Cowboy, de Gus Van Sant | * | ||||
Faça a Coisa Certa, de Spike Lee | * | * | |||
Harry e Sally – Feitos um para o Outro, de Rob Reiner | * | * | * | ||
Ilha das Flores, de Jorge Furtado | * | ||||
Indiana Jones e a Última Cruzada, de Steven Spielberg | * | ||||
Meu Pé Esquerdo, de Jim Sheridan | * | * | 2 | ||
Nascido em 4 de Julho, de Oliver Stone | * | 2 | |||
O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante, de Peter Greenaway | * | ||||
O Matador, de John Woo | * | ||||
Roger e Eu, de Michael Moore | * | ||||
sexo, mentiras e videotape, de Steven Soderbergh | * | * | * | ||
Síndrome Astênica, de Kira Muratova | * | ||||
Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir | * | 1 | |||
Susie e os Baker Boys, de Steven Kloves | * | ||||
Sweetie, de Jane Campion | * | ||||
Tempo de Glória, de Edward Zwick | * | 3 | |||
1990 | |||||
Acima de Qualquer Suspeita, de Alan J. Pakula | * | ||||
Ajuste Final, de Joel e Ethan Coen | * | * | |||
Alucinações do Passado, de Adrian Lyne | * | * | |||
Arcanjo, de Guy Maddin | * | ||||
A Viagem da Esperança, de Xavier Coller | 1 | ||||
Bala na Cabeça, de John Woo | * | ||||
Close-up, de Abbas Kiarostami | * | ||||
Confiança, de Hal Hartley | * | ||||
Contratei um Matador Profissional, de Aki Kaurismäki | * | ||||
Coração Selvagem, de David Lynch | * | * | |||
Dança com Lobos, de Kevin Costner | * | * | * | 7 | |
Dick Tracy, de Warren Beatty | * | 3 | |||
Edward Mãos de Tesoura, de Tim Burton | * | * | |||
Esqueceram de Mim, de Chris Columbus | * | * | |||
Filhos da Guerra, de Agnieszka Holland | * | ||||
Ghost – Do Outro Lado da Vida, de Jerry Zucker | * | 2 | |||
Green Card: Passaporte para o Amor, de Peter Weir | * | ||||
Henry – Retrato de um Assassino, de John McNaughton | * | ||||
Jogo Perverso, de Kathryn Bigelow | * | ||||
Louca Obsessão, de Rob Reiner | * | * | 1 | ||
Nikita: Criada Para Matar, de Luc Besson | * | ||||
O Ataque dos Vermes Malditos, de Ron Underwood | * | ||||
O Céu Que Nos Protege, de Bernardo Bertolucci | * | ||||
O Rei de Nova York, de Abel Ferrara | * | ||||
O Reverso da Fortuna, de Barbet Schroeder | * | 1 | |||
Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese | * | * | * | 1 | |
O Vingador do Futuro, de Paul Verhoeven | * | * | * | ||
S’em Fou la Mort, de Claire Denis | * | ||||
Taxi Blues, de Pavel Lounguine | * | ||||
Uma Linda Mulher, de Garry Marshall | * | * | * | ||
Veja também:
Os melhores filmes da década de 30
Os melhores filmes da década de 40
Os melhores filmes da década de 50
Nem todos os filmes com título em negrito constam dos 50 Anos de Filmes.
Por exemplo: Os Caças-Fantasmas e A Mulher do Tenente Francês.
Olá, José Luís!
O amigo tem toda razão!
O que acontece é que já escrevi sobre esses dois filmes, mas ainda não pus os textos no site…
Foi um erro meu…
Vou passá-los para a frente na fila dos textos que aguardam publicação!
Um abraço!
Sérgio
Olá!
Obrigado pela viagem no tempo… Essa década é especial pra mim porque foi nela que comecei a ir ao cinema por iniciativa própria. Já tinha assistido a alguns filmes com a família, mas em 82 decidi que queria ver ET, pedi permissão à minha mãe (eu tinha 12 anos) e fui sozinho ver, com dinheiro que eu mesmo tinha guardado. E daí não parei mais (pelo menos até chegar uma certa pandemia…).
Passando os olhos pela lista a memória me trouxe várias recordações, e é interessante perceber como o cinema está entrelaçado com as outras situações e vivências. Lembrei de pessoas, de conversas, de experiências muito boas, em que os filmes tomaram alguma parte. Valeu!
Fique bem!
edilson
P.S.: Percebi que o filme Filhos do Silêncio aparece duas vezes, em 1986, com e sem o artigo “os”. Pelo IMDB, o correto é sem, correspondendo ao título original que também não usa artigo.
Olá, Edilson!
Muito obrigado pelo ótimo comentário – e muuitíssimo obrigado por me chamar a atenção para o erro quanto a “Filhos do Silêncio”. Vou consertar imediatamente.
Um abraço!
Sérgio
Excelente compilação.
Trabalho de fôlego.
Para auxiliar,: TAMPOPO OS BRUTOS TAMBÉM COMEM SPAGHETTI, aparece duas vezes, em 1985 (coluna 1) e 1986 (coluna 2).
Aguardo a lista dos anos 1991 a 2000.
Abraço
Muito obrigado, André, pela gentileza e pela correção!
Vou acertar em seguida a lista!
Ainda não comecei a fazer a da década de 90, mas ela vem aí, sim!
Um abraço e, de novo, muito obrigado!
Sérgio