A Lente do Desejo / Guinevere


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complemento em 2008: O que mais impressiona neste filme é que temos aí uma jovem que tem talento extraordinário, e tudo para ser uma grande estrela. Essa Sarah Polley (que esteve no filme canadense O Doce Amanhã/The Sweet Hereafter, de Atom Egoyan) tem um talento impressionante, é uma grande atriz por volta dos 20 anos – sem falar na beleza. Continue lendo “A Lente do Desejo / Guinevere”

Laura – A Voz de Uma Estrela / Little Voice


4.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complemento em 2008: Se Laura, que todos conhecem como LV, iniciais de Little Voice, fosse uma personagem nascida nos Estados Unidos, seguramente teria atingido o status de superstar, mesmo que por apenas um período de tempo, como um Michael Jackson ou uma Diana Ross. Embora seja capaz de cantar exatamente como grandes estrelas, LV é inglesa, e da working class, e terrivelmente tímida, perdidamente louca da cabeça – e então seu destino é bem menos glamouroso, bem menos, por que não dizer?, hollywoodiano. Continue lendo “Laura – A Voz de Uma Estrela / Little Voice”

O Juiz Priest / Judge Priest


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complemento em 2008: Aí já tem o talento do mestre John Ford, e muito de sua filosofia. Eu acho que eu não forcei a barra, ontem, ao dizer, escrevendo sobre O Último Hurrah, que o Juiz Priest (o grande Will Rogers) deste filme aqui tem um caráter muito parecido com o do personagem de Spencer Tracy no filme que o diretor faria décadas mais tarde, em 1958. Continue lendo “O Juiz Priest / Judge Priest”

Uma Jovem em Conflito / Left Luggage


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complementação em 2008: Se for novo, o diretor promete; se for velho, é porque sou ignorante mesmo. Promete também a atriz principal, que deve ser Laura Fraser – um rosto marcante e um belo desempenho como uma judia contratada como babá de uma família de judeus hassídicos na Antuérpia alguns anos após o final da guerra. Continue lendo “Uma Jovem em Conflito / Left Luggage”

O Jogo da Verdade / Moonlight and Valetino


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Um filme sensível sobre relações afetivas e familiares. Centra-se em uma professora de literatura, Rebecca (Elizabeth Perkins, excelente atriz), que perde o marido em um acidente de carro. O filme mostra como ela lida com a perda, ajudada (e às vezes atrapalhada) pela irmã mais nova (Gwyneth Paltrow), a vizinha e maior amiga (Whoopi Goldberg) e a madrasta (Kathleen Turner, ainda linda, já bem senhora). Continue lendo “O Jogo da Verdade / Moonlight and Valetino”

Uma Janela Suspeita / The Bedroom Window


3.0 out of 5.0 stars

Resenha na coluna O Melhor do DVD, no site estadao.com.br, em 2000: O diretor Curtis Hanson ficou famoso e obteve reconhecimento geral e irrestrito em 1997, com Los Angeles – Cidade Proibida/L.A. Confidential), uma primorosa reconstituição do submundo da cidade que abriga a capital mundial do cinema nos anos 50 e, ao mesmo tempo, uma brilhante reconstituição da atmosfera do film noir dos anos 40 e 50. Continue lendo “Uma Janela Suspeita / The Bedroom Window”

Garota de Sorte / Easy Living


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complemento em 2008: Este filme aqui, assim como o que por coincidência vi dois dias atrás, Natal em Julho, são perfeitos exemplares de um tipo de cinema americano que se fazia na Grande Depressão – Frank Capra, que eu sempre conheci, mais esse Preston Sturges e esse Mitchell Leisen faziam estes fantásticos filmes mostrando o abismo social, os muito pobres e os riquérrimos, os ambientes de extremo luxo, o glamour que as pessoas buscavam na vida e só encontravam no cinema; o escapismo da miséria via sonho, já que na tela tudo é possível, a Cinderela existe ali na esquina. Claro que Capra tem mais camadas, mas esses dois senhores iam na cola dele, também. Continue lendo “Garota de Sorte / Easy Living”

Fräulein Doktor


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: O veterano italiano Alberto Lattuada, atuante desde antes do fim da Segunda Guerra e um dos nomes do neo-realismo, fez um filme de espionagem competente, com boas atuações, e um final violentamente antibelicista, com cenas impressionantes sobre uso de gás mortal na Primeira Guerra. Continue lendo “Fräulein Doktor”

Fim de Caso e Por Amor do Meu Amor / The End of the Affair


4.0 out of 5.0 stars

Resenha na coluna O Melhor do DVD, no site estadao.com.br, em 2000: Tudo, com relação a DVD, acontece de maneira extraordinariamente rápida. Os primeiros títulos foram lançados no Brasil no segundo semestre de 1998, dois anos atrás, hoje já são cerca de 800 e até o final do ano devem ser mil. Continue lendo “Fim de Caso e Por Amor do Meu Amor / The End of the Affair”

A Filha do General / The General’s Daughter


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Muito, muito bom. Forte, pesado, corajoso. A trama é intricada, mas fascinante: ao cavucar informações que cercam a morte da filha do general, investigadores do Exército (John Travolta, bem, e Madeleine Stowe, lindíssima) vão descobrindo uma teia que os caras do alto da cadeia de comando querem esconder. Continue lendo “A Filha do General / The General’s Daughter”

Tango


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Extraordinariamente bem feito, um espanto de perfeito artesanato. O espanhol Saura, depois de fazer as elegias ao flamenco, tinha mesmo que filmar esta homenagem ao melhor produto argentino que, sintomaticamente, os argentinos desprezam. Continue lendo “Tango”

Evidência Inaceitável / Inadmissible Evidence

1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Provavelmente, ou certamente, este filme, do então novo cinema inglês dos anos 60, deve ter sido saudado pelos críticos como um fascinante estudo sobre a alienação das pessoas na sociedade moderna, por ter contado, em estilo inovador, vanguardista, a história de um promotor inglês amargurado pela falta de sentido da vida em plena swinging London. Continue lendo “Evidência Inaceitável / Inadmissible Evidence”

Um Estranho Chamado Elvis / Finding Graceland


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complemento em 2008: Este filme é a estréia na direção, aos 27 anos, de David Winkler, filho de Irwin, produtor e diretor. Bridget Fonda está fantástica, uma perfeita Marilyn, como uma imitadora da atriz fetiche. Harvey Keitel, fora do seu habitat natural, as ruas de Nova York, em geral, mais especificamente do Brooklyn, e cantando vestido de Elvis, é um estupor. Continue lendo “Um Estranho Chamado Elvis / Finding Graceland”