Paixão Incontrolável / White Mischief


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: O tema é aquele do qual Visconti tanto gostava: a decadência moral dos muito ricos numa sociedade em mudança. Baseia-se em episódio real, parece. São os riquíssimos ingleses gastando fortunas, trepando adoidado e se dopando no Quênia, enquanto a Europa se destruía na Segunda Guerra. Continue lendo “Paixão Incontrolável / White Mischief”

A Cicatriz / Blizna


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Tem muito valor, sim, intrínseco, mas o maior valor é relativo e histórico, pela coragem de denunciar diversas mazelas ainda em pleno comunismo – decisões arbitrárias de dirigentes ligados ao Partido, sem consulta ao povo; agressão estúpida ao meio ambiente; corrupção; ineficiência empresarial – e por registrar o surgimento do Solidariedade. Continue lendo “A Cicatriz / Blizna”

No Entardecer da Vida / Forever Female


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Daria para escrever um longo texto só sobre o título em português deste filme e as mudanças no mundo ao longo das últimas cinco décadas. Ginger Rogers faz uma estrela de teatro de presumíveis 39 anos que finge ter em torno de 29 – e o povo da distribuição do filme no Brasil nos anos 1950 chamava 39 anos de idade de “entardecer da vida”! Continue lendo “No Entardecer da Vida / Forever Female”

A Mulher e o Atirador de Facas / La Fille sur le Pont


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: De início, o filme é inquietante, estranho, esquisito, parece doido demais. Assusta um pouco. Depois vai se revelando uma fábula interessante, uma bela brincadeira com destino, sorte – e uma bela história de um amor absolutamente improvável. Continue lendo “A Mulher e o Atirador de Facas / La Fille sur le Pont”

A Morte num Beijo / Kiss me Deadly


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000, com complemento em 2008: O lead é bom, é ótimo: uma mulher desesperada, vestindo apenas uma capa, pede carona numa estrada à noite, corre, foge, pede socorro. A câmara é como se fossem os olhos do motorista – vemos a estrada adiante, na escuridão da noite. Pouco depois, enquanto o espectador ouve a respiração ainda ofegante da mulher sentada ao lado do motorista, as palavras da apresentação, dos letreiros, vão aparecendo como se fossem avisos escritos no asfalto. Continue lendo “A Morte num Beijo / Kiss me Deadly”

O Morro dos Maus Espíritos / Shepherd of the Hills


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000:  Um estranho western, nada convencional, que é mais uma tentativa de mostrar costumes do que qualquer outra coisa. Os costumes são misteriosos, impalpáveis: comunidade rural em montanhas perdidas não se sabe onde nem exatamente quando vive de uísque ilegal e tem mais superstições do que os negros do Haiti ou da Louisianna. Continue lendo “O Morro dos Maus Espíritos / Shepherd of the Hills”

Lutando pela Paz / Titanic Town


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: É muito bom. Belfast, anos 70 – uma dona de casa, católica, fica de saco cheio da guerra civil na frente de sua porta e faz contato com o IRA e os representantes do governo inglês em busca de algum tipo de paz – e por isso desperta o ódio dos dois lados. Atores excepcionais; a atriz que faz a dona de casa, Julie Walters, é extraordinária. Um filme para se rever. Continue lendo “Lutando pela Paz / Titanic Town”

Limbo


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: John Sayles é um diretor admirado pela crítica americana. É independente e de esquerda; escreveu romances e peças de teatro, dirigiu vídeos do Bruce Springsteen. Continue lendo “Limbo”

Liebestraum, Atração Proibida / Liebestraum


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Interessante: eis aí um filme muito ruim, mas muito ruim mesmo, que eu vi com muita atenção e interesse. Tinha gostado muitíssimo de Por Uma Noite Apenas/One Night Stand, que esse Mike Figgis viria a fazer muito depois. É muito, muito ruim. Mas, no entanto, porém, todas as adversativas colocadas, é um filme que já mostra que o sujeito tem talento; era imaturo e quis fazer um filme extremamente pretensioso. É cheio de maneirismos, pequenos truques de câmara, pra dizer assim: olha, gente, eu tenho talento! Continue lendo “Liebestraum, Atração Proibida / Liebestraum”

Levanta-te, Meu Amor / Arise, My Love


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2000: Interessante foi que, durante o filme, tive a exata sensação de que o roteiro dele foi sendo remexido para se adaptar às notícias cada vez piores que chegavam da Guerra na Europa. Ele começa como uma comedinha ligeira, e vai mudando de tom mais para o final, ficando pesado, virando esforço de guerra. Depois de ver o filme, fui conferir nos alfarrábios, e foi exatamente isso o que aconteceu. Continue lendo “Levanta-te, Meu Amor / Arise, My Love”