O Jogo da Verdade / Moonlight and Valetino


Nota: ★★½☆

Anotação em 2000: Um filme sensível sobre relações afetivas e familiares. Centra-se em uma professora de literatura, Rebecca (Elizabeth Perkins, excelente atriz), que perde o marido em um acidente de carro. O filme mostra como ela lida com a perda, ajudada (e às vezes atrapalhada) pela irmã mais nova (Gwyneth Paltrow), a vizinha e maior amiga (Whoopi Goldberg) e a madrasta (Kathleen Turner, ainda linda, já bem senhora).

Não consigo me lembrar que outros filmes com essa Elizabeth Perkins já vi. Boa atriz. Bem, de fato vi pouca coisa com ela. Apareceu em About Last Night, em 1986; é novinha, nasceu em 1961, estava portanto com 34 anos quando fez este filme. Foi a Wilma no Flintstones.

Vejo agora que o Leonard Maltin qualifica a atuação dessa moça como outstanding, extraordinária. E ele confirma o que eu havia dito para a Mary quando vimos o filme: de fato o Peter Coyote é quem faz o marido da Whoopi, embora seu nome não apareça nos créditos finais.

E o mais interessante: a autora da peça e do roteiro é filha do Neil Simon, e relata sua própria experiência, segundo o Maltin.

Quanto à menina Paltrow, vejo agora no Cinemania que, embora tão novinha (é de 1973, só dois anos mais velha que a Fernanda!), é uma veterana; filha de um produtor de TV e uma atriz, começou no teatro com cinco anos, e, antes de Emma (o primeiro filme em que foi protagonista), já havia feito 11 filmes – foi, inclusive (e eu não sabia disso, é claro) a jovem Wendy no Hook do Spielberg, em 1991, sua estréia no cinema.

O Roger Ebert, que costumo admirar, achou o filme feminista demais da conta. De fato é – e isso é bom demais.

O Jogo da Verdade/Moonlight and Valentino

De David Anspaugh, EUA, 1995.

Com Elizabeth Perkins, Gwyneth Paltrow, Whoopi Goldberg, Kathleen Turner, Jon Bon Jovi, Peter Coyote

Roteiro Ellen Simon, bas em sua peça.

Produção Polygram e Working Title

Cor, 105 min.

Um comentário para “O Jogo da Verdade / Moonlight and Valetino”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *