Star 80


Nota: ★★★☆

Anotação em 2003, com complemento em 2008: Cruel, duro, pesado, sombrio – apesar da beleza solar da Mariel Hemingway. É perfeitamente claro o motivo pelo qual a história real da coelhinha da Playboy que teria um caso com um diretor de cinema  (Peter Bogdanovich) interessou Bob Fosse, esse diretor extraordinário que era encantado com os personagens do showbiz e o seu lado negro. 

E que lado negro. Tudo, nesta história da garota inocente cuja beleza o marido usa para obter sua parte do sonho americano, é ruim, doente, escabroso, nojento, fedorento. É como se a vida real se inspirasse na Tragédia Americana de Theodore Dreiser.

A jornalista Teresa Carpenter venceu o Pulitzer de 1981 pelo artigo que escreveu no semanário Village Voice sobre a morte da coelhinha Dorothy Stratten, The Death of a Playmate, no qual o filme se baseia. A música é de Ralph Burns, colaborador de sempre de Fosse, que também fez a trilha de Cabaret e All That Jazz, e a fotografia é do sueco bergmaniano Sven Nykvist, que também trabalhou em filmes de Woody Allen.

Cliff Robertson, coadjuvante em dezenas e dezenas de filmes dos anos 50 e 60, Oscar de melhor ator pelo belo Os Dois Mundos de Charly, de 1968, e que, velhinho, fez o tio do Homem Aranha 1, 2 e 3,  interpreta Hugh Heffner, o criador do império Playboy; e Carroll Baker, símbolo sexual nos anos 50 e começo de 60 em filmes como Baby Doll, de Elia Kazan, de 1956, e Harlow, de 1965, em que interpreta o sex symbol dos anos 30, aqui faz o papel da mãe da coelhinha da Playboy

Foi o último dos excelentes e pouquíssimos filmes que Bob Fosse dirigiu – apenas cinco, ao longo de 15 anos mais dedicados à Broadway que a Hollywood. E é, sem dúvida, o mais amargo e pessimista deles – mais ainda do que Lenny, outra biografia que o diretor-coreógrafo filmou, a de Lenny Bruce, o trágico comediante de grande sucesso que resolveu enfrentar o sistema e saiu derrotado, drogado, doido, solitário e sem um tostão.

Star 80

De Bob Fosse, EUA, 1983.

Com Mariel Hemingway, Eric Roberts, Cliff Robertson, Caroll Baker

Roteiro Bob Fosse

Baseado em artigo de Teresa Carpenter

Música Ralph Burns

Fotografia Sven Nykvist

Produção The Ladd Company, distribuição Warner

Cor, 103 min.

6 Comentários