O Poder Vai Dançar / Cradle Will Rock


4.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2003 e 2008: Uma beleza, uma maravilha, um brilho este terceiro filme dirigido por Tim Robbins (depois de Bob Roberts e Os Últimos Passos de um Homem/Dead Man Walking). Ele rema totalmente contra a corrente e faz um canto de amor aos ideais socialistas absolutamente estranho no ninho destes tempos direitistas. Continue lendo “O Poder Vai Dançar / Cradle Will Rock”

Pânico nas Ruas / Panic in the Streets


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2003: A história – que ganhou um Oscar – é simples: homem chega num navio a Nova Orleans com uma doença extremamente transmissível, é morto depois de um jogo de cartas, e a polícia e o departamento sanitário, na pessoa de um esforçado médico (Richard Widmark), vão atrás dos participantes do jogo antes que a doença se espalhe como uma peste. Continue lendo “Pânico nas Ruas / Panic in the Streets”

O Pacto dos Lobos / Le Pact des Loups


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2003 e 2008: Eis aí um filme francês que se parece muito com um filme americano. Não um dos três ou quatro tipos de filmes americanos independentes, nem com o tipo de filme americano feito por grandes estruturas mas com sensibilidade e inteligência. Não. Ele se parece com o que de pior há no cinema americano – o espetáculo que dá mais atenção ao visual do que ao que se diz, a coisa metida a grandiosa, de muita ação e efeitos especiais para atrair multidões.   Continue lendo “O Pacto dos Lobos / Le Pact des Loups”

Nunca Te Amei / The Browning Version


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2003: Eu tinha visto, faz anos, a refilmagem, de 1994, com Albert Finney como o velho professor desiludido e amargurado, e a esplendorosa Greta Scacchi como sua mulher infiel; o filme era dirigido pelo Mike Figgis, que fez muita coisa boa. E tinha gostado bastante. Este aqui, com roteiro do próprio dramaturgo Terence Rattingan, que escreveu a peça em 1948, é ainda mais convencional na linguagem, no retrato do espírito inglês da primeira metade do século XX – e ainda melhor. Continue lendo “Nunca Te Amei / The Browning Version”

Mulher Daquela Espécie / That Kind of Woman


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2003: O Telecine Classic passou cinco ou seis filmes que Sophia Loren fez nos Estados Unidos, a partir de 1957 e até 1959. Neste aqui, Sophia faz a puta de bom coração que pertence a um gângster (George Sanders) mas fica interessada por um jovenzinho puro e igualmente de bom coração, um soldado (Tab Hunter, com a bela italiana na foto aí em cima) que está para ir para o front. Continue lendo “Mulher Daquela Espécie / That Kind of Woman”

Meu Amigo Harvey / Harvey


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2003, com complemento em 2008: Esta é uma daquelas comédias escrachadas, aberta, loucamente doidas, sem pé nem cabeça, que o cinema americano fazia às pencas nos anos 30 e 40. O filme é de 1950, mas é bem amalucado quanto os das décadas anteriores. Defende a moral de que os doidos são mais humanos, mais sensíveis e mais felizes do que o comum dos mortais. Continue lendo “Meu Amigo Harvey / Harvey”

O Jardim das Rosas / The Rosegarden


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2003: O mais impressionante neste filme é que ele mostra clara e fortemente o quanto ainda existia na Alemanha, no povo alemão e na Justiça alemã, em 1985, época em que a ação se passa, de simpatia pelo nazismo e pelos nazistas – ou, no mínimo, no mínimo, de imensa vontade de não se revolver o passado. Continue lendo “O Jardim das Rosas / The Rosegarden”

O Homem Que Vendeu a Alma/The Devil and Daniel Webster


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2003, com complemento em 2008: Boa comedinha sobre ambição, classismo e a solidão dos que enriquecem. É assim uma espécie de adaptação de Fausto para a América rural: dono de fazenda da Nova Inglaterra (James Craig) se queixa do azar e um belo dia diz que venderia a alma ao diabo por algum dinheiro e boas colheitas – e não é que o Cão em pessoa aparece, e topa fazer o negócio? O grande Walter Huston, pai de John e avô de Anjelica, está muito engraçado como o diabo. Continue lendo “O Homem Que Vendeu a Alma/The Devil and Daniel Webster”

O Homem Que Copiava


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2003: Um filme extremamente bem feito, com narrativa inteligente, bela surpresa no final. Os atores estão muito bem, o que é uma proeza no cinema brasileiro dos últimos tempos. O povo ao Sul de São Paulo tem mostrado que sabe fazer cinema. E esse Jorge Furtado, especialmente, demonstra que é muito, mas muito bom de serviço – desde o documentário Ilha das Flores, de 1989. É um dos melhores diretores brasileiros em atuação, sem dúvida alguma. Continue lendo “O Homem Que Copiava”

Desejo / Desire Under the Elms


[Rating:3]

Anotação em 2003: Uma baita, imensa tragédia grega, passada numa fazenda da Nova Inglaterra no começo do século XIX. Sophia, maravilhosa, belíssima, é a jovem que se casa com um fazendeiro bem mais velho, duro, irascível (o grande, em todos os sentidos, Burl Ives) e se apaixona pelo filho dele (Anthony Perkins). Continue lendo “Desejo / Desire Under the Elms”

Kamchatka


[Rating:4]

Anotação em 2003, com acréscimo em 2008: Uma beleza, uma maravilha. Foi uma das muitas pérolas da nova safra do cinema que se faz na Argentina que nos deixou e deixa maravilhados – uma beleza de safra que já trouxe os ótimos O Filho da Noiva, Lugares Comuns, O Abraço Partido, Memória de Quem Fica/18-j, Conversando com Mamãe, Clube da Lua/La Luna de Avellaneda. Herencia, Nove Rainhas, Não é Você, Sou Eu, As Leis da Família, XXY. Continue lendo “Kamchatka”

Cidade Sem Compaixão / Town Without Pity

3.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2003: Eis aí um filme claramente subestimado. E que é impressionante por diversos motivos. Primeiro: é extremamente corajoso e ousado ao falar, em 1961, de temas fortes, pesados. OK, Anatomia de um Crime é de dois anos antes, 1959, e foi de fato o primeiro a falar de estupro, calcinha, abertamente, com termos até então proibidos pelo Código Hays ou o que tinha restado dele. Mas este é muito mais forte. Continue lendo “Cidade Sem Compaixão / Town Without Pity”