Quando o Amor Acontece / Hope Floats


Nota: ★★★☆

Anotação em 1999: Não poderia ser mais o oposto do outro filme que vimos no mesmo sábado, A Máscara do Zorro, com Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones. Este aqui é intimista, suave, sensível, sobre vida real. É o terceiro filme dirigido pelo excelente ator Forest Whitaker. O anterior, Falando de Amor/Waiting For Exhale, tinha elenco todo negro; aqui, ao contrário, é um elenco todo branco – só aparece um negro, um guarda da escola onde estuda Bernice, a filha de Birdee,  a personagem interpretada por Sandra Bullock.

A trilha sonora é excepcional, com letras combinando perfeitamente com a história – uma história comum, de ordinary people, como se define lá pelas muitas a personagem da Bullock. Tem montes de canções tristes falando de amor que acaba, casamento que acaba. (Abaixo, a lista completa das canções da trilha.) E inclui uma pérola do Time Out of Mind, o disco recente de Bob Dylan – Make You Feel My Love, com Garth Brooks. A trilha sonora foi produzida pelo próprio Forest Whitaker e por Don Was, que, se não me engano, já produziu um disco de Dylan.

abullockÉ interessante notar pontos de muita semelhança entre este Hope Floats e outro filme americano da mesma safra sobre relações familiares, o mais cativante e envolvente Lado a Lado/Stepmom, de Chris Columbus, também de 1998. Nos dois, a filha do casamento encerrado não se conforma com a separação dos pais; nos dois, a filha é inteligente, mais inteligente que bela ou charmosa. E, nos dois filmes, há uma cena de alegria em família ao som de uma música de grande sucesso e “velha” de décadas.

O filme tem um lead excelente – e chocante: estamos num programa de TV, num desses programas americanos de auditório em que as pessoas desnudam sua vida particular diante do auditório e do país inteiro; e então, em sua casa, a moça Birdee fica sabendo, junto com o país inteiro, que seu marido está há um ano transando com sua melhor amiga, Connie.

Logo após os letreiros da apresentação, temos Birdee saindo de sua casa de sonhos em Chicago, com a filhinha, rumo a Smithsville, Texas, sua cidade natal. Lá, de volta à casa da mãe (a grande Gena Rowlands, sempre ótima de a gente ver), sofrendo pela perda e pela vergonha, reencontra e rejeita um colega de ginásio, Justin (Harry Connick Jr), que sempre teve uma queda por ela (e a palavra que ela usa é isso mesmo: crush). Ele, como ela, saiu da cidade pequena e foi pra grande, no caso Los Angeles.

O filme é todo contado em tom menor, como outros bons filmes americanos sobre pessoas comuns. O maior encanto dele, me parece, é esse reencontro na cidade pequena de duas pessoas que saíram e conheceram a metrópole. Ele está de volta porque quis voltar, preferiu voltar, ela porque não teve outra saída.

Há um diálogo em que ele fala certamente por Forest Whitaker, que é a moral de toda a história. É quando ela visita a casa que ele está construindo, se admira com o talento dele e diz que ele poderia ter se dado bem na vida na cidade grande. E ele diz algo do tipo: sim, você acredita do Sonho Americano, de a gente ser bom em alguma coisa e ganhar muito dinheiro com isso. Eu não acredito nisso; eu acho que quando a gente se dedica a trabalhar bem com alguma coisa de que gosta acaba perdendo a perspectiva, acaba se esquecendo de por que você começou aquilo. Eu não quero sucesso; quero fazer algo que me faça feliz.

Que absoluta maravilha.

Todas as canções que aparecem no filme

Complemento em 7/2009: Este filme – eu não tinha a menor idéia disso quando escrevi o comentário acima, dez anos atrás, em 1999 – é um fenômeno. Depois que criei este site, por duas vezes o filme passou na TV, e logo em seguida houve um número absurdo de visitas a este post aqui. Pelo que vemos no Google Analytics – que mostra os números de acessos, e que filmes foram acessados –, a imensa maioria das pessoas que entra aqui quer saber quais são as músicas da trilha. Parece que algumas das canções tocam fundo os corações dos adolescentes de hoje. Eu já havia indicado aí abaixo, numa resposta a comentário de um leitor, a página do iMDB que traz essas informações. Mas, como o fenômeno se repetiu, para facilitar as coisas, coloco aqui mesmo a lista, segundo a informação do iMDB:

Canção Intérprete Autor
Stop in the Name of Love Jonelle Mosser Lamont Dozier, Brian Holland e Eddie Holland, Jr.
In Need Sheryl Crow Sheryl Crow
Jagged Old 97’s Old 97’s
Who Cares Laura Harding Laura Harding, Jeff Hull e Peter Thorn
Honest I Do Rolling Stones Mick Jagger-Keith Richards
Love Is a Many-Splendored Thing Da trilha do filme O Suplício de uma Saudade Sammy Fain e Paul Francis Webster
Cool Night Paul Davis Paul Davis
Daybreak Barry Manilow Adrienne Anderson e Barry Manilow
Smile Lyle Lovett Charles Chaplin, John Turner e Geoffrey Parsons
Chances Are Bob Seger e Martina McBride Bob Seger
Wither, I’m a Flower Whiskeytown Ryan Adams
All I Get The Mavericks Raul Malo e Nick Lowe
Back When We Were Beautiful Matraca Berg Matraca Berg
Paper Wings Gillian Welch Gillian Welch e David Rawlings
I Can’t Get Next to You The Temptations Barrett Strong e Norman Whitfield
Travis County Jack Ingram Jack Ingram e Tom Littlefield
Coming Back for More Jack Ingram Jack Ingram e Tom Littlefield
Make You Feel My Love Garth Brooks Bob Dylan
What Makes You Stay Deana Carter Mike Reid e Tena Clark
Dam of My Heart Joe Ely Joe Ely
To Get Me to You Lila McCann Diane Warren
Make You Feel My Love Trisha Yearwood Bob Dylan
When You Love Someone Bryan Adams Bryan Adams, Gretchen Peters e  Michael Kamen

 

Quando o Amor Acontece/Hope Floats

De Forest Whitaker, EUA, 1998.

Com Sandra Bullock (Birdee), Gena Rowlands (Ramona), Harry Connick Jr. (Justin), Mae Whitman (Bernice)

Roteiro Steven Rogers

Música Dave Grusin

Produção 29th Century Fox

Cor, 114 min.

24 Comentários para “Quando o Amor Acontece / Hope Floats”

  1. PRECISO do nome e tradução da música que toca na cena em que a personagem interpretada por Sandra Bullock dança com o seu Pai. Quem souber, favor me mandar pelo e-mail fefezinha45@yahoo.com.br. Por favor, me ajudem. Abraços!

  2. Gente esse filme e muitu lindo
    e a cena q ela dança com o pai e perfeita ja tentei d tudo quanto e jeito achar essa mussica
    ela me fez lembrar d uma pessoa muito especial meu avo
    por favor se alguem souber me mande por email tainara.tata@gmail.com

    obrigada

  3. Olá pessoal…
    Eu assisti novamente este filme ontem…E queria muito saber qual o nome da musica na parte quando a Birdee esta andando na chuva triste…

    Se alguém souber por favor me ajude…

    Obrigada

  4. Esses dias, lendo os textos do site, cheguei a esse filme e fiquei curiosa por causa dos comentários sobre as músicas e tal. Apesar de ser de 98 consegui baixar e assisti novamente (já tinha visto há mtos anos, mas não lembrava).
    Achei bonzinho…a menininha é bem chatinha, sempre culpando a mãe pela separação. Freud explica? Enfeiaram a criança, ela sem óculos e com o cabelo “normal” é bem bonita. O filme tem umas frases bem engraçadas, como por exemplo no final, qdo ela diz que “a infância é aquilo que vc tenta superar pelo resto da vida”. O conflito eterno entre mãe e filha e os efeitos que essa relação causa ao longo dos anos é interessante , assim como o estrago no menino rejeitado pela mãe e criado pela avó (existem inúmeros casos desse tipo).
    Das músicas não gostei tanto, exceto por uma ou outra.
    Engraçado e triste foi notar que o formato de programa de TV mostrado faz sucesso até hj, pelo menos no Brasil. O povo gosta mesmo de ver o circo pegar fogo.
    E só pra terminar: eu adoro o filme “Lado a Lado”. Bom, pelo menos adorei, nas várias vezes em que assisti. Depois de velha ainda não vi. Fiquei com vontade de rever. A cena em que elas cantam “a música velha e de sucesso” é muito legal. A Julia Roberts é uma chata, mas trabalha bem.

    P.S.: o filme tem outro personagem negro além do guarda da escola: o enfermeiro da casa de repouso.

  5. Ainda não consegui descobrir o nome da música da cena em que Sandra Bullock dança com seu pai, que tem Alzheimer!
    Por favor, ajudem!

  6. Gabriela, o nome da música em que ela dança com o pai se chama “Chances are” e é cantada por Bob Seger e Martina McBride. Joga no youtube que vc encontra o vídeo.

    Isis, o nome da música é “Make you feel my love”. Na cena que vc mencionou ela é cantada por Trisha Yearwood. Joga no youtube que vc encontra o vídeo [2].

  7. Grande Jussara! Quem tem Jussara como leitora de site não precisa de mais nada!
    Meninas (de todas as idades) apaixonadas que ficam babando de amor quando vêem este filme, todas as suas dúvidas serão resolvidas pela Jussara!

  8. Assisti ao filme e gostaria obter a música quando Birdee está andando na chuva.

    Se alguém souber, por favor, me diz

    Grata desde já.

  9. A cena que ela dança com o pai dela é muito emocionante, quem achar esse video me avisem, por favor, porque já procurei e não achei, se eu pudesse baixaria a cena dela e editaria. Bjuzzz

  10. vi esse filme pela 3ª vez. Realmente é um encanto. Vale à pena. Retrata as perdas (casamento, família – mãe) de uma forma “sensível”. Gostei muito.

  11. Rogerio,
    A música é “When You Love Someone”, do Bryan Adams. Está na tabela do texto, mas será que vc leu o texto?
    E a escola, vai bem? Pelo tanto de erro de ortografia, acho que não.

    Servimos bem para servir sempre. 😀

  12. Sou suspeito para falar da Sandra Bullock,sou
    um grande admirador dessa atriz e,de seus trabalhos,além tbm,de achá-la muito bonita e muito sexy.Existem alguns atores e atrizes que ficam estigmatizados por atuarem invariavelmente em comédias e/ou comédias românticas.Não é o caso da Sandra,que,fez e faz muito esse gênero mas,tbm faz muitos dramas e romances e,até,policial e,na minha opinião,com muita competência.Este filme,é uma prova do que acabei de dizer.
    Gosto muito do Forest Whitaker,grande ator.
    Foi uma surprêsa saber que este filme é dele.
    Não achei necessário a morte da Ramona,vivida
    pela grande Gena Rowlands.
    Ao contrário da Jussara,gostei de todas as músicas do filme e,concordando com ela,aquela
    menina é bem chatinha mesmo e,com outro óculos e outro penteado,é bem bonita.
    Concordo tbm com Jussara,como é triste saber que aquele “programa” tem audiência. Só prá citar,tem um desse tipo atualmente no ar no SBT.
    Um reparo quanto a menina:a Jussara disse sem óculos,eu achei que bastava trocar.
    ” A infância é aquilo que vc tenta superar pelo resto da vida “.

  13. Voltei.É para que eu seja mais claro ou completo.Quando comentei que,existem atores e
    atrizes que ficam marcados por atuarem em comédias e/ou comédias românticas,cito como exemplo,o Adan Sandler.Da sua lista de filmes,o único que não é comédia (e,tbm,o único que vi),é o “Reine sôbre mim”,onde ele atua ao lado de Don Cheadle.Gostaría de ver mais Dramas,com ele.Sei lá,acho que o rosto dele é mais para comédia mesmo.Um outro exemplo,com 3 ou 4 exceções,é o Jim Carrey.
    Essas exceções,são os não comédias,e,com ele sim,gostaría de ver mais dramas.Gosto desse ator.Isto é opinião minha,posso até estar enganado e,se estiver,Sergio,me indique alguns não comédias desses dois atôres.
    Dois exemplos de atores que fazem qualquer gênero e,com a mesma competência,são: Jack Nicholson e Robert De Niro.
    Um abraço, Sergio !!

  14. Olá,gostaria de saber a frase que a personagem da atriz Sandra Bullock cita ja no final do filme na ultima parte, achei linda, mas não consegui encontrar. Se souber por favor me mande.
    Obrigado!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *