As Torres Gêmeas / World Trade Center


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Numa daquelas entrevistas promocionais feitas para a TV, Oliver Stone disse que ele quis fazer neste As Torres Gêmeas/World Trade Center um filme sem política – ele, o diretor político de JFK e Nixon, só para lembrar de alguns, talvez o diretor mais político do cinema americano nos últimos anos.

E o fato é que ele conseguiu fazer um filme sem política ao filmar um dos acontecimentos políticos mais marcantes de toda a história da humanidade.

Com base em relatos de dois policiais que ficaram soterrados durante horas nos escombros do World Trade Center, e nos de suas mulheres, o filme reconstituiu os fatos do 11 de setembro quase como um documentário (como seria feito também no filme Vôo United 93), sem politizar nada – é só o lado humano de quem passou pelo inferno e foi literalmente até as profundezas dele. O filme acompanha passo a passo como aquelas pessoas sobreviveram horas nos escombros, os trabalhos de resgate, e a angústia de suas famílias em casa.

Foi uma bela decisão, uma bela sacada, essa de Oliver Stone. É um ótimo filme, talvez um dos melhores de toda a carreira polêmica dele. É extremamente sensível, e extremamente bem feito. 

Como não poderia deixar de ser, o 11 de setembro deu origem a muitos filmes bons. Os de Wim Wenders, Medo e Obsessão/Land of Plenty, e de Sidney Lumet, Strip Search – que fizeram a opção contrária à de Stone, e politizaram profundamente a reação ao trauma – são extraordinários.

Uma coincidência interessante é que a jovem e talentosa Maggie Gyllenhaal está neste filme aqui e também no de Lumet, Strip Search. Neste filme de Oliver Stone ela faz a mulher de um dos protagonistas que fica preso sob os escombros das Torres Gêmeas; em Strip Search ela faz a jovem turista americana que é submetida a um interrogatório brutal e torturante em uma prisão chinesa, ao mesmo tempo em que uma oficial americana (Glenn Close) interroga da mesma maneira, usando os mesmos métodos, um jovem de origem árabe.

As Torres Gêmeas/World Trade Center

De Oliver Stone, EUA, 2006.

Com Nicolas Cage, Michael Peña, Maria Bello, Maggie Gyllenhaal Armando Riesco,

Roteiro Andrea Berloff, com base nos relatos de John McLoughlin, Donna McLoughlin, William Jimeno e Allison Jimeno

Música Craig Armstrong

Cor, 129 min

5 Comentários para “As Torres Gêmeas / World Trade Center”

  1. Boa tarde, caro Sérgio,

    Parabéns pela sua análise a The Truman Show (1998). Tem sido peça de diálogo com vários colegas filósofos, sociólogos e estudantes de psicologia/psiquiatria. É de facto uma obra intocável!

    No entanto, ultimamente tenho-me debruçado sobre a carreira de Oliver Stone, a quem você analisou esta obra WTC, um filme já muito depois da sua época de ouro, a quem famosamente se aplica o termo do Rei da Controvérsia.

    Ao fazer pesquisar no seu website de: Wall Street – Poder e Cobiça (1987), Platoon (1986), JFK (1991), Natural Born Killers (1994), etc etc.

    Por acaso de todas essas obras, você terá alguma análise para eu ler?

    Muito obrigado e um abraço!

    Afonso

  2. Olá, caro Afonso!

    Tenho poucos textos sobre filmes do Oliver Stone… Tomei uma certa antipatia dele por suas posições políticas esquerdóides-ingênuas, de quem desconhece os fatos, como a defesa da ditadura de Chávez-Maduro na Venezuela. Por causa dsisso e não revi filmes antigos dele que são muito bons, como os citados pelo amigo. Só estão aqui textos sobre este “As Torres Gêmeas” e sobre “Entre o Céu e a Terra/Heaven & Earth”, de 1993.

    Um abraço, e obrigado por enviar suas opiniões.

    Sérgio

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *