Entre o Céu e a Terra / Heaven & Earth


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2006, com complemento em 2008: A vida de uma vietnamita, Phung Le Ly (interpretada por Hipe Thi Le), desde a infância idílica num pequeno vilarejo no campo, depois a barra pesadíssima durante a guerra, a prostituição, até a ida para os Estados Unidos, levada por um soldado (Tommy Lee Jones) que a princípio parece terno e boa gente e de volta a seu país se revela um neurótico violento.

Foi o terceiro filme de Oliver Stone sobre a guerra do Vietnã, vista sob diferentes perspectivas. O primeiro foi Platoon – a guerra em si, a luta dos soldados americanos; depois veio Nascido em 4 de Julho/Born on the Fourth of July, a história de um soldado que volta paraplégico para os Estados Unidos e acaba se tornando um ativista pela retirada das tropas americanas do Vietnã. Este aqui pega a perspectiva de uma mulher vietnamita.

Ele se baseou em dois relatos autobiográficos de uma vietnamita, Le Ly Hauslip, When Heaven and Earth Changed Places e Child of War, Woman of Peace,

Oliver Stone faz uma imagem absolutamente repulsiva da sociedade americana, e o clima é sempre extremamente pesado. Mas o filme me pareceu chato e desagradável como o personagem interpretado por Tommy Lee Jones – e é longo, terrivelmente longo.

Entre o Céu e a Terra/Heaven & Earth

De Oliver Stone, EUA-França, 1993.

Com Tommy Lee Jones, Hiep Thi Le, Joan Chen,

Roteiro Oliver Stone

Baseado em livros autobiográficos de Le Ly Hauslip

Música Kitaro

Cor, 140 min.

**

Título em Portugal: Quando o Céu e a Terra Mudaram de Lugar

4 Comentários para “Entre o Céu e a Terra / Heaven & Earth”

  1. Realmente é um filme pesado. E muito amargo também mas, acredito haver nele alguns fatos para serem repensados. Mas,não achei o filme chato,eu gostei, só que realmente é muito longo. O personagem do Tommy esse sim,como voce disse,é muito desagradável. Enganou muito bem. Uma crítica ao estilo de vida americano. A Le Ly comeu o pão que o diabo pisou e amassou.
    Gostei da fotografia e tbm da trilha sonora.
    Li em curiosidades e achei interessante:
    Que Stone dedicou este filme à sua mãe, e que ele de fato,lutou na guerra do Vietnã.
    Também que o ator Haing Ngor que faz o pai da Le ly, havia ganho um oscar como ator co-adjuvante pelo filme “gritos do silêncio”.
    E, por último, que este filme foi muito subestimado. Ainda assim, tirando o fato de ser muito longo,eu gostei deste filme.
    Um abraço.

  2. 3º filme da trilogia de O.Stone sobre a guerra do vietnam. É um filme pesado e gosto dele. O personagem do Lee um soldado conflitado -não discuto o mérito do personagem-, coisa que o governo escondia à época — o filme Franco Atirador já mostrava isso muito fortemente. Hoje o problema dos vet. conflitados é grande e exposto. Haing Ngor, cambojano, médico, ator e autor, foi preso com sua mulher pelo Khmer Vermelho e ficou em campos de concentração até a queda do Khmer Vermelho. Mas perdera a esposa e um filho que morreu no parto, devido às condições do campo de reeducação de intelectuais. Após a queda do khmer vermelho foi para Tailândia , refugiado, e, de lá, para os EUA. Em um livro relatou a sua vida nos campos do khmer vermelho. Morreu nos EUA, em casa, assassinado (provavelmente) a tiros. Participou do filme citado acima (killing fields) e de My Life. Foi o 2º asiático a ganhar Oscar de coadjuvante.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *