John e Mary / John and Mary


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Um desapontamento. Não vi o filme na época, e deveria, porque é um desses filmes datados, que ficam bem sem graça quando vistos depois. Na época poderia talvez ser uma tentativa de compreensão do que estava acontecendo com a cabeça dos jovens, no meio da revolução sexual e dos costumes dos anos 60. O filme foi até capa da Time. Agora, me pareceu caretice pura. Continue lendo “John e Mary / John and Mary”

Uma Vida Marcada / Cry of the City


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2001, com complemento em 2008: Robert Siodmak (1900-1973) fez filmes muito bons, mas ninguém acerta sempre. Este aqui, sobre dois amigos de infância que se reencontram muito tempo depois, cada um de um lado da lei, um ladrão, o outro policial incorruptível, é ruim, bem ruim. Continue lendo “Uma Vida Marcada / Cry of the City”

Na Palheta da Vida / Holy Matrimony

2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Um filme bem interessante, com gostosas observações sobre fama, reconhecimento público, a vida em paz na simplicidade (que o francês Phillipe de Broca abordaria duas décadas depois com fantástico bom humor) – valores importantes, enfim -, temperado ainda com sarcásticos comentários sobre essa coisa maluca e incompreensível que é o valor das obras de artes plásticas. Continue lendo “Na Palheta da Vida / Holy Matrimony”

Do Lodo Brotou uma Flor / Ride the Pink Horse


0.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2001, com complemento em 2008: Bola preta. Este foi um dos piores de todos os filmes do festival de noirs que o Telecine 5, o canal de filmes clássicos, apresentou. Coisa completamente incompreensível, uma seqüência totalmente sem sentido de acontecimentos soltos, disparatados, ilógicos. Continue lendo “Do Lodo Brotou uma Flor / Ride the Pink Horse”

A Dama de Shangai / The Lady from Shanghai


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Não sei se já tinha visto ou não esse filme tão incensado. O começo é de uma chatice atroz, depois engrena um pouco. O fato é que, ao contrário de todo o mundo, não caí de quatro diante do filme; na verdade, achei que ele tem mais glória do que merece. É um imenso show de cabotinismo explícito. Welles possivelmente ganha de Hitchcock no quesito marketing de si próprio. Continue lendo “A Dama de Shangai / The Lady from Shanghai”

Charada / Charade


4.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2001, com complemento em 2008: Eis aí um daqueles belos e raros filmes que ficam melhores a cada nova revisão. Tudo se encaixa, tudo é perfeito, a começar pela química entre o veterano Cary Grant e a jovem Audrey Hepburn, passando pela música de Henry Mancini – o tema principal, com letra de Johnny Mercer, virou um standard, um clássico -, pela bela fotografia nas ruas de Paris. Continue lendo “Charada / Charade”

Anatomia / Anatomie


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Jovem brilhante, segundas melhores notas do país (Franka Potente), vai estudar em conceituada escola de Medicina de Heidelberg, e rapidamente descobre que há na faculdade um grupo de professores e alunos que pertence a uma organização secreta, que faz experiências de vivissecação de corpos com pessoas ainda vivas. Continue lendo “Anatomia / Anatomie”

Um Amor em Cada Vida / Love Letters


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Este filme parte da mesma idéia do Cyrano de Bergerac – um homem sensível escreve as cartas para a mulher distante, em nome de um que é bruto -, e, talvez para fugir da comparação, busca tanta complicação na trama, envereda por tantos caminhos tortuosos, que fica distante, implausível, chato. Continue lendo “Um Amor em Cada Vida / Love Letters”

Alma Torturada / This Gun For Hire


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: O letreiro, se não me engano, traz um “introducing Alan Ladd” – embora ele tivesse feito uns 15 ou 20 papéis pequenos, quase figurações, em filmes anteriores, inclusive Cidadão Kane. Parece que foi a partir deste filme aqui, Alma Torturada, e de The Glass Key, do mesmo ano, que ele ficou conhecido. Continue lendo “Alma Torturada / This Gun For Hire”

Acusada / The Accused


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Eis aí um filme bem interessante. É um daqueles filmes da primeira metade do século XX que se calcam muito em psicologia, em especial o behaviourismo, que devia estar surgindo para o público naquela época – a personagem de Loretta Young é exatamente uma professora de faculdade de psicologia. Continue lendo “Acusada / The Accused”

O Último Hurrah / The Last Hurrah


3.5 out of 5.0 stars

Resenha na coluna O Melhor do DVD, no site estadao.com.br, em 2001: O Último Hurrah é um dos vários clássicos que a Columbia está lançando em DVD, alguns com muitas apresentações especiais, outros sem nenhuma, como, infelizmente, é o caso aqui. É o resultado da feliz reunião de dois gigantes, monstros-sagrados, pérolas do cinema americano, John Ford e Spencer Tracy. Continue lendo “O Último Hurrah / The Last Hurrah”

Toni


1.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2001: Interessante: não me lembro de ter lido em nenhum lugar que o Jean Renoir pode ser considerado um precursor do neo-realismo italiano. E certamente foi, como bem demonstra este filme de 1934: no humanismo forte, incontido; na quantidade de seqüências ao ar livre, nas ruas; no belo tratamento de gente humilde, pessoas comuns, do povo. Continue lendo “Toni”