2.0 out of 5.0 stars
Anotação em 2007, com complemento em 2008: Este aqui é o segundo filme em que Paul Newman interpreta o detetive Lew Harper, obviamente inspirado nos personagens criados por Dashiell Hammett e Raymond Chandler.
Como Sam Spade e outros detetives particulares criados entre os anos 20 e 40 nos Estados Unidos, Lew Harper não tem absolutamente nada de Sherlock Holmes, ou de Hercule Poirot; não é nada cerebral – seus punhos trabalham bem mais que o cérebro, o qual, em geral, está sempre meio encharcado de cachaça. Envolve-se em pistas falsas, leva muita porrada, às vezes vai em frente na sua investigação meio às cegas, por instinto. Ah, sim: e está sempre, mas sempre, envolvido com o que no seu vocabulário são as dames, dolls, babies – mulheres, em suma, bonitas, feias, ricas, pobres, da sociedade, da sarjeta.
Paul Newman viveu Lee Harper pela primeira vez em 1966, em Harper, O Caçador de Aventuras/Harper, dirigido por Jack Smight. Voltou à pele do detetive nove anos depois, neste filme aqui, que achei melhorzinho que o primeiro, com uma trama mais interessante, embora não chegue a ser grande coisa. Os dois filmes, na verdade, não são nada mais que uma diversãozinha da qual a gente esquece rapidamente. Mas, enquanto se está vendo, é uma diversãozinha.
Aqui, Harper deixa sua cidade, Los Angeles, e viaja para o Sul Profundo, chamado para ajudar Iris Devereaux, uma antiga amante ocasional (o papel da sra. Paul Newman na vida real, Joanne Woodward). A moça agora está casada com um milionário da Louisiana, James (Richard Derr), e tem recebido cartas de um chantagista que ameaça revelar ao marido uma infidelidade dela. Depois da chantagem, vem um assassinato: a sogra de Iris Devereaux aparece morta.
Melanie Griffith, então com 18 aninhos e danada de gostosa, faz seu segundo filme (sem contar com outros dois em que fez pontinhas pequenas), como a filha do milionário, safada e má.
A Piscina Mortal/The Drowning Pool
De Stuart Rosenberg, EUA, 1975.
Com Paul Newman, Joanne Woodward, Melanie Griffith, Tony Franciosa, Richard Derr
Roteiro Tracy Keena Wynn, Lorenzo Semplo Jr., Walter Hill
Baseado em novela de Ross MacDonald
Fotografia Gordon Willis
Cor, 109 min
não é o melhor filme de paul newman, mas é diversão garantida, mas o melhor é ver
Melanie Griffith nos seus 18 anos.Que saudades daquela mulher não esta que esta com a cara plastificada, até seu marido(Banderas) a proibiu de fazer plasticas.