O Homem Que Vendeu a Alma/The Devil and Daniel Webster


Nota: ★★½☆

Anotação em 2003, com complemento em 2008: Boa comedinha sobre ambição, classismo e a solidão dos que enriquecem. É assim uma espécie de adaptação de Fausto para a América rural: dono de fazenda da Nova Inglaterra (James Craig) se queixa do azar e um belo dia diz que venderia a alma ao diabo por algum dinheiro e boas colheitas – e não é que o Cão em pessoa aparece, e topa fazer o negócio? O grande Walter Huston, pai de John e avô de Anjelica, está muito engraçado como o diabo.

A produção é caprichada; o compositor Bernard Herrmann, que mais tarde seria o responsável pela música de vários dos grandes filmes de Alfred Hitchcock e trabalharia também com François Truffaut, e o então montador Robert Wise, mais tarde um respeitadíssimo diretor, vencedor de Oscars por West Side Story e A Noviça Rebelde, tinham trabalhado juntos naquele mesmo ano de 1941 em Cidadão Kane (pelo qual, aliás, Wise levou também o Oscar de montagem). 

Apesar de todo o capricho, e de ter sido muito elogiado pela crítica, o filme foi um fracasso de bilheteria, e foi mais tarde relançado com cinco outros títulos (All That Money Can Buy, Daniel and the Devil…) Foi também picotado dos 106 minutos iniciais para 85 minutos; no lançamento em vídeo, voltou ao tamanho original.

O Homem que Vendeu a Alma/The Devil and Daniel Webster

De William Dieterle, EUA, 1941.

Com James Craig, Walter Huston, Edward Arnold,

Roteiro Dan Totheroh e Stephen Vincent Benet

Baseado em história de Stephen Vincent Benet

Música Bernard Herrmann

Montagem Robert Wise

Produção William Dieterle, distribuição RKO.

P&B, 106 min.

2 Comentários para “O Homem Que Vendeu a Alma/The Devil and Daniel Webster”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *