Chegadas e Partidas / The Shipping News


Nota: ★★★☆

Anotação em 2003, com complemento em 2008: Virou moda entre os críticos brasileiros falar mal do Lasse Hallström. Besteira. Depois de Regras da Vida, aquela beleza de filme a favor do aborto, o diretor sueco fez mais este belo filme, sobre pessoas desajustadas, inseguras, que encontram uma segunda chance.

Visual maravilhoso, bela trilha sonora com um pezão na Irlanda, e elenco absolutamente extraordinário.

Kevin Spacey faz um jornalista exaurido pelo trabalho em Nova York e pelo casamento profundamente infeliz com uma mulher completamente louca (Cate Blanchett, em papel marcante mas muito pequeno) que resolve voltar com a filhinha pequena para sua terra natal, Newfoundland, Terra Nova, a ilha a Sudoeste do Canadá.

O único emprego que consegue lá é como colunista encarregado de noticiar as chegadas e partidas de navios do títulos, tanto o original quanto o brasileiro; lá ele reencontra uma velha tia (Judi Dench), conhece uma bela mãe solteira (Julianne Moore) e descobre histórias tenebrosas do passado da família. Um filme sensível, bonito.      

O iMDB traz dois detalhinhos interessantes. A autora do livro, Annie Prouix, só aceitou vender os direitos para os produtores com a condição de que as filmagens fossem realizadas na Terra Nova. E o único membro do elenco natural da ilha, Gordon Pinsent, serviu de instrutor de linguagem para os atores.  

Chegadas e Partidas/The Shipping News

De Lasse Hallström, EUA, 2001.

Com Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench, Cate Blanchett, Pete Postlethwaite, Scott Glenn

Roteiro Robert Nelson Jacobs

Baseado em livro de Annie Proulx

Música Christopher Young

Produção Miramax

Cor, 111 min.

5 Comentários para “Chegadas e Partidas / The Shipping News”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *