Riqueza Roubada / The Claim


Nota: ★★★☆

Anotação em 2002, com complemento em 2008: O filme faz lembrar muito o Quando os Homens São Homens/McCabe & Mrs. Miller, de Robert Altman, de 1971, que por acaso revimos há poucas semanas – a ambientação é exatamente a mesma, o Noroeste americano no final do século 19 durante a corrida do ouro; até a coisa das prostitutas é muito parecida.

Apesar das óbvias influências, fui achando o filme muito bom – peguei bem no começo, mas não vi os créditos e não tinha idéia do que se tratava. Só no fim vi o nome do diretor, Michael Winterbottom, um bom menino inglês, que já havia feito em 1996 uma bela versão do romance Judas, o Obscuro, com Kate Winslet, Paixão Proibida/Jude – e este filme aqui também é baseado em uma obra do Thomas Hardy. 

E, meu Deus, como o cara conseguiu juntar mulher bonita no elenco! Nastassja Kinski, Sarah Poley e Milla Jovovich no mesmo filme é demais.   

O AllMovie faz uma boa resenha que não entrega as surpresas que o espectador terá no final. Transcrevo o início, e de fato é impressionante como há diversos elementos também presentes no filme de Altman – que por uma grande coincidência é com Julie Christie, uma grande influência na vida dessa artístia multitalentosa que é a canadense Sarah Poley:

“O pequeno império de um homem ameaça entrar em colapso sob o peso de sua ganância e trapaças neste drama que transplanta a história de Thomas Hardy The Mayor of Casterbridge para a América do século XIX. Em 1867, Dillon (Peter Mullan) é um imigrante irlandês que se radicou na Colifórnia durante a Corrida do Ouro de 1849 e se deu muito bem; possui quase todos os negócios importantes na cidade de Kingdom Come (belo achado de nome para uma cidadezinha, noto eu: algo como o Reino Transformado em Realidade); se alguém quer fazer uma mina para procurar ouro, alugar um quarto, abrir uma conta bancária, ou mesmo pedir uma bebida, terá que pedir a Dillon. Um dos poucos negócios rentáveis da cidade de que ele não é o proprietário é o bordel, que é operado por Lucia (Milla Jovovich), a amante de Dillon.”

Riqueza Roubada/The Claim

De Michael Winterbottom, Inglaterra-França-Canadá, 2000.

Com Peter Mullan, Nastassja Kinski, Milla Jovovich, Sarah Poley,

Roteiro Frank Cottrell Boyce

Baseado em The Mayor of Casterbridge, de Thomas Hardy

Cor, 120 min.

Um comentário para “Riqueza Roubada / The Claim”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *