Riqueza Roubada / The Claim


Nota: ★★★☆

Anotação em 2002, com complemento em 2008: O filme faz lembrar muito o Quando os Homens São Homens/McCabe & Mrs. Miller, de Robert Altman, de 1971, que por acaso revimos há poucas semanas – a ambientação é exatamente a mesma, o Noroeste americano no final do século 19 durante a corrida do ouro; até a coisa das prostitutas é muito parecida.

Apesar das óbvias influências, fui achando o filme muito bom – peguei bem no começo, mas não vi os créditos e não tinha idéia do que se tratava. Só no fim vi o nome do diretor, Michael Winterbottom, um bom menino inglês, que já havia feito em 1996 uma bela versão do romance Judas, o Obscuro, com Kate Winslet, Paixão Proibida/Jude – e este filme aqui também é baseado em uma obra do Thomas Hardy. 

E, meu Deus, como o cara conseguiu juntar mulher bonita no elenco! Nastassja Kinski, Sarah Poley e Milla Jovovich no mesmo filme é demais.   

O AllMovie faz uma boa resenha que não entrega as surpresas que o espectador terá no final. Transcrevo o início, e de fato é impressionante como há diversos elementos também presentes no filme de Altman – que por uma grande coincidência é com Julie Christie, uma grande influência na vida dessa artístia multitalentosa que é a canadense Sarah Poley:

“O pequeno império de um homem ameaça entrar em colapso sob o peso de sua ganância e trapaças neste drama que transplanta a história de Thomas Hardy The Mayor of Casterbridge para a América do século XIX. Em 1867, Dillon (Peter Mullan) é um imigrante irlandês que se radicou na Colifórnia durante a Corrida do Ouro de 1849 e se deu muito bem; possui quase todos os negócios importantes na cidade de Kingdom Come (belo achado de nome para uma cidadezinha, noto eu: algo como o Reino Transformado em Realidade); se alguém quer fazer uma mina para procurar ouro, alugar um quarto, abrir uma conta bancária, ou mesmo pedir uma bebida, terá que pedir a Dillon. Um dos poucos negócios rentáveis da cidade de que ele não é o proprietário é o bordel, que é operado por Lucia (Milla Jovovich), a amante de Dillon.”

Riqueza Roubada/The Claim

De Michael Winterbottom, Inglaterra-França-Canadá, 2000.

Com Peter Mullan, Nastassja Kinski, Milla Jovovich, Sarah Poley,

Roteiro Frank Cottrell Boyce

Baseado em The Mayor of Casterbridge, de Thomas Hardy

Cor, 120 min.

Um Trackback

  1. Por 50 Anos de Filmes » A Trilha / A Perfect Getaway em 28 julho 2010 às 3:02 pm

    […] alguma coisa que de fato prestasse. Mas é um suspense, um thriller, e tem a beleza absurda de Milla Jovovich, mais belas paisagens do Havaí. Foram essas duas coisas – Milla Jovovich e o fato de ação se […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*