Razão e Sensibilidade / Sense and Sensibility


Nota: ★★★½

Anotação em 1996: O filme ganhou o Urso de Ouro em Berlim e os Globo de Ouro de Filme e Roteiro. Teve sete indicações para o Oscar, e levou o de melhor roteiro adaptado, de autoria de Emma Thompson, essa atriz absolutamente brilhante. É um grande prazer para os olhos, visualmente uma pérola, cenografia e fotografia esplêndidas, elenco excelente – com superlativos para Emma e para Kate Winslet.

É incrível como Ang Lee, depois de três filmes sobre temas que domina, a cultura dos chineses de Taiwan e suas experiências nos Estados Unidos, consegue fazer um filme de época absolutamente inglês, que  James Ivory assinaria com o maior prazer.

Visualmente, o filme é tão fantástico quanto Retorno a Howards End, por exemplo, e lembra muito, também, a mais nova versão de Adoráveis Mulheres/Little Women, com Susan Sarandon e Winona Ryder, já que a Nova Inglaterra se parecia tanto com a velha, no século XIX. E expõe alguma crítica aos valores da época, o apego ao dinheiro e às aparências – mas, ao contrário dos filmes de Ivory, e ao contrário de Na Época da Inocência, de Scorsese, sua principal preocupação não é denunciar os mecanismos repressores da sociedade, mas sim apenas contar uma bela história. De qualquer forma, a bela história é contada com sutileza, charme, elegância, estilo e muita competência.

Depois de ter escrito essas primeiras impressões, li uma entrevista de Ang Lee em que ele diz que o James Ivory era mais indicado para o trabalho.

Fiz uma resenha curtíssima do filme para a revista Barbara (o tamanho era sempre mínimo), junto com A Excêntrica Família de Antônia e Os Últimos Passos de um Homem, da mesma safra e do mesmo Oscar.

Razão e Sensibilidade/Sense and Sensibility

De Ang Lee, EUA-Inglaterra, 1995.

Com Emma Thompson, Kate Winslet, Alan Rickman, Hugh Grant Gemma Jones.

Roteiro Emma Thompson

Bas na novela de Jane Austen (de 1811)

Música John Patrick

Cor, 136 min.

***1/2

Título em Portugal: Sensibilidade e Bom Senso

6 Comentários para “Razão e Sensibilidade / Sense and Sensibility”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *