Johnny Destino / Destiny Turns on the Radio


0.5 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: Bola preta. O tipo de filme que a gente deveria não ver, desligar quando começa – e, no entanto, talvez por masoquismo, eu veja. Feito para virar cult, com essa intenção declarada – uma imensa bobagem, que mistura road movie, estar do outro lado da lei e, veja só, um imbecil toque que realismo fantástico. Continue lendo “Johnny Destino / Destiny Turns on the Radio”

Histórias Extraordinárias / Histoires Extraordinaires / Spirits of the Dead


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: Estranho rever agora alguns desses filmes cultuados dos anos 60. Este aqui – episódios dirigidos por Roger Vadim, Louis Malle e Federico Fellini, com base em histórias de Edgar Allan Poe, só com grandes atores – é típico. Continue lendo “Histórias Extraordinárias / Histoires Extraordinaires / Spirits of the Dead”

Grandes Esperanças / Great Expectations


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: Acho que o Romeu + Julieta recente, com o Leonardo Di Caprio, deve ter sido a fonte de inspiração dessa nova versão do romance de Dickens. É uma modernização americana da história originalmente passada no campo inglês no século XIX profundo. Modernização americana, para agradar ao gosto médio americano deste final de século XX. Continue lendo “Grandes Esperanças / Great Expectations”

Geração Violenta / Explosive Generation


1.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999, com complemento em 2008:  Uma rara peça de museu. Uma coisa absolutamente anacrônica – e não apenas vista com a perspectiva de hoje, mas com a própria visão do tempo em que foi feito. Em 1961 já era pré-antiga aquela adolescência absolutamente careta, ingênua e inocente retratada no filme. Continue lendo “Geração Violenta / Explosive Generation”

O Fugitivo de Santa Marta / The Lawless


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999, com complemento em 2008: Um pequeno grande filme, mais um do qual eu nunca tinha ouvido falar. É extremamente progressista, e foi feito na época do furacão do macarthismo – uma denúncia firme do racismo, do sensacionalismo da imprensa, da intolerância, do abismo entre as classes – embora haja pessoas boas (uma minoria). Continue lendo “O Fugitivo de Santa Marta / The Lawless”

Epidemia / Outbreak


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: O filme começa bem, prometendo muito. Depois cai no abismo das exigências hollywoodianas, e vira um pastiche. Roger Ebert, em resenha interessante (ele gosta de cinema, esta é a diferença), bem observa o óbvio: “É uma lei de Hollywood atualmente que todos os thrillers terminem com uma caçada”. Continue lendo “Epidemia / Outbreak”

Crime Verdadeiro / True Crime


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: Não é o melhor Clint Eastwood dos anos 1990, depois que ele se estabeleceu definitivamente como um dos melhores diretores do mundo com o glorioso Os Imperdoáveis. Na verdade, entre os filmes de Clint pós Os Imperdoáveis, é um dos menores. Mas um filme menor de Clint ainda assim é um grande filme. Continue lendo “Crime Verdadeiro / True Crime”

Os Crimes de Oscar Wilde e Wilde


2.0 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: Coincidência: a gente tinha pego o Wilde, de 1997, na 2001; acabamos vendo na mesma época o filme de 1960, Os Crimes de Oscar Wilde, que passava na TV a cabo. O mais antigo não é propriamente um bom filme. É muito acadêmico demais, muito previsível, muito certinho, com os personagens todos muito maniqueistamente desenhados, na verdade caricaturados. Continue lendo “Os Crimes de Oscar Wilde e Wilde”

Código para o Inferno / Mercury Rising


2.5 out of 5.0 stars

Anotação em 1999: Bruce Willis é um agente do FBI puto com os burocratas que sentam atrás das mesas e dão as ordens. Quando o filme começa, ele é um agente infiltrado num bando de fanáticos de uma mesma família que está assaltando um banco; ele achava que poderia prender todos sem despediçar vidas, mas um burocrata dá a ordem de invadir o banco e vários fanáticos morrem, o que deixa o nosso agente mais puto ainda. Continue lendo “Código para o Inferno / Mercury Rising”