Cidade dos Anjos / City of Angels


Nota: ★★★☆

Anotação em 1999, com acréscimo em 2008: Todo mundo comparou com o original, Asas do Desejo, e meteu o pau, chamou de meloso, xarope, etc. Bobagem. Um filme bonito, terno. Ele até consegue fazer Los Angeles parecer bonita. Wim Wenders não deve ter desaprovado.

Vejamos o que diz Adam Goldberg, que fez a crítica para o AllMovie:

City of Angels é uma ousada refilmagem de Hollywood da obra-prima cinematográfica de Wim Wenders, Asas do Desejo. Dirigido por Brad Silberling (Casper), o filme é uma realização visual e técnica surpreendente. Silberling cria um arranjo de imagens de tirar o fôlego de uma Los Angeles infestada por anjos, e esses quadros estonteantes são certamente o ponto alto do filme. Nicolas Cage e Meg Ryan têm atuações competentes como o par romântico central, mas a narrativa de fato ganha vida sempre que o anjo caído Dennis Franz aparece na tela. No entanto, essa adaptação ultra-americana se ressente da falta de personagens fortes e da história original vista no fantasticamente imaginativo Asas do Desejo. É uma história de amor tradicional, tépida e padronizada,  à qual falta um verdadeiro sentido de mágica. Tem de fato uma dúzia de momentos memoráveis, mas a trama é muito previsível e o clímax é extremamente manipulativo. Aqueles que procuram uma experiência cinematográfica divina deveria evitar essa recriação hollywoodiana e assistir à obra celestial de Wim Wenders.”

Tá legal. Mas eu acho que este é um dos melhores de tantos e tantos filmes europeus (ou brasileiros, ou japoneses, ou de qualquer lugar) que Hollywood resolveu recriar.

Cidade dos Anjos/City of Angels

De Brad Silberling, EUA, 1998.

Com Nicolas Cage, Meg Ryan, Dennis Franz,

Roteiro Dana Stevens

Baseado no filme Asas do Desejo, de Wim Wenders

Música Gabriel Yared

Cor, 114 min.

Um comentário para “Cidade dos Anjos / City of Angels”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *