Ódio / Hate, de Lei e Ordem: Special Victims Unit, 5º Ano


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: São poucos, não é coisa de todo dia, mas alguns episódios de séries de TV mereceriam ser filmes inteiros. Têm existência própria, e a qualidade de bons longas-metragens. É o caso desse Ódio, episódio do quinto ano (2003-2004) do Lei e Ordem: Special Victims Unit. Continue lendo “Ódio / Hate, de Lei e Ordem: Special Victims Unit, 5º Ano”

O Amor Está no Ar / Ma Vie en l’Air


3.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Um filme delicioso, alegre, pra cima, inteligente, cheio de sacadinhas espertas e com uma trama maravilhosa. Ao ver pela segunda vez, fiquei ainda mais encantado do que na primeira, e com a certeza de que é uma das melhores comédias românticas dos últimos tempos. Continue lendo “O Amor Está no Ar / Ma Vie en l’Air”

Morangos Silvestres / Smultronstället


4.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Quem gosta de cinema deveria rever Morangos Silvestres de tempos em tempos. É de uma beleza, de uma genialidade poderosas demais, que não param de surpreender, encantar, de nos deixar boquiabertos, mesmerizados. É um dos mais belos filmes da história – tive essa certeza de novo, ao revê-lo agora. Continue lendo “Morangos Silvestres / Smultronstället”

O Homem do Terno Cinzento / The Man in the Gray Flannel Suit


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Este é o tipo do filme que, acho, dificilmente seria feito hoje por um grande estúdio de Hollywood. Porque é sério, adulto, não tem nada que interesse aos jovens – a faixa etária que mais paga entrada nas bilheterias –, não tem cenas de ação com perseguições de carro, nem sustos nem serial killers. Seus personagens são pessoas comuns, gente como a gente. Continue lendo “O Homem do Terno Cinzento / The Man in the Gray Flannel Suit”

Belíssima / Bellissima


0.5 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Belíssima foi o terceiro filme de Luchino Visconti, um dos maiores cineastas de todos os tempos. Foi feito em 1951, ainda no auge do neo-realismo, com a estrela maior do movimento, Anna Magnani, e com argumento concebido especialmente para ele por Cesare Zavattini, o papa daquele tipo de cinema que os italianos criaram no imediato pós-guerra. Continue lendo “Belíssima / Bellissima”

A Classe Operária Vai ao Paraíso / La Classe Operaia Va in Paradiso


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Todo mundo sabe: A Classe Operária Vai ao Paraíso é uma das pérolas do cinema político italiano dos anos 70. Reúne três ícones do “movimento” (entre aspas por falta de outra palavra melhor, porque na realidade não chegou a ser propriamente um movimento): o diretor Elio Petri, o ator Gian Maria Volontè e o compositor Ennio Morricone. Continue lendo “A Classe Operária Vai ao Paraíso / La Classe Operaia Va in Paradiso”

A Princesa e o Guerreiro / Der Krieger und die Kaiserin


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: O título parece de um dos filmes chineses de aventuras, lutas marciais e aqueles saltos no espaço que ignoram a lei da gravidade, tipo O Tigre e o Dragão. Nada mais falso do que essa impressão. É um filme do alemão Tom Tykwer, passado na Alemanha dos dias de hoje – um filme todo estiloso no visual e na forma da narrativa, e muito, muito doidão.  Continue lendo “A Princesa e o Guerreiro / Der Krieger und die Kaiserin”

Um Louco Apaixonado / How to Lose Friends & Alienate People


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Uma bruta, uma baita gozação da imprensa voltada para as celebridades – e também do próprio mundo do cinemão americano. Como é um filme inglês, é uma gozação impiedosa, arrasadora, que não deixa pedra sobre pedra. Continue lendo “Um Louco Apaixonado / How to Lose Friends & Alienate People”

Com o Dinheiro dos Outros / Other People’s Money


3.0 out of 5.0 stars

Anotação em 2009: Posso estar errado, mas me parece que este filme foi bem pouco falado. E é uma surpresa bem interessante. Sob a capa de uma comedinha com alguns lances de safada sensualidade, discute a sério mazelas do capitalismo, o desemprego, a necessidade de as indústrias se adaptarem ao mundo em transformação veloz; a voracidade, a ganância sem fim dos investidores e especuladores de Wall Street, a predominância absurda do setor financeiro sobre o setor produtivo. Continue lendo “Com o Dinheiro dos Outros / Other People’s Money”