Lições de Vida / Driving Lessons


Nota: ★★½☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Uma espécie assim de Ensina-me a Viver/Harold and Maude revisto para o começo do novo século.

Ben, um adolescente inglês (Rupert Grint), filho de pai pastor e mãe carolíssima, repressora, castradora (Laura Linney), vai trabalhar nas férias de verão como uma espécie de secretário particular e faz-tudo de Evie, uma veterana atriz (Julie Walters), levemente alcoólatra e deliciosamente excêntrica, e aprende um bocado de coisas.

O aprendizado todo é o que se conta no filme. Ben é um garoto tímido, reprimido; Evie é uma velhinha liberada, bem vivida, solta. Entre outras coisas, ela o arrasta para uma viagem a Edinburgh, onde participaria de um festival de arte e música; lá ele acaba tendo a primeira trepada da vida.

Naturalmente, a carola mãe de Ben não fica nada satisfeita com a influência a seu ver completamente nociva, maligna de Evie sobre seu filhinho. Mas o roteiro reservará para o espectador uma boa surpresa a respeito do caráter da mamãe repressora. 

O garoto Rupert Grint, feio feito um sapinho, coitado, mas muito bom de serviço, está nos filmes de Harry Potter. Segundo o iMDB, o diretor Jeremy Brock o escolheu para o papel central por ter achado que o garoto não foi muito bem aproveitado no terceiro e no quarto filmes da série sobre o garoto mágico.

E o iMDB também informa que Brock baseou parte do roteiro do filme na experiência que teve no seu tempo de adolescência, quando, como o personagem Ben para a veterana atriz Evie, trabalhou um tempo para Peggy Ashcroft, a grande dama do teatro e do cinema britânicos.  

Lições de Vida/Driving Lessons

De Jeremy Brock, Inglaterra, 2006.

Com Rupert Grint, Julie Walters, Laura Linney, Tamsin Egerton

Argumento e roteiro Jeremy Brock

Produção ContentFilm. Estreou em São Paulo 9/3/2007.

Cor, 98 min

**1/2

Título em Portugal: Lições de Condução

4 Comentários para “Lições de Vida / Driving Lessons”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *