Fora de Rumo / Derailed


Nota: ★★★☆

 

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um thriller bem acima da média dos últimos tempos, com bons atores, história interessante e virada sensacional, e que consegue criar um clima sufocante de pavor.

Homem casado, bem casado, morador de subúrbio (o inglês Clive Owen), conhece bela mulher (Jennifer Aniston) no trem para Nova York…

E aqui cabe bem um parênteses. Não sei se foi proposital, mas deve ter sido. Nessa coisa de encontro em trem entre o lugar em que os personagens moram e a cidade grande em que trabalham, e conseqüente infidelidade conjugal, este filme, me parece, cita e homenageia a obra-prima Desencanto/Brief Encounters, que o grande David Lean fez em 1945, com Celia Johnson e Trevor Howard. O filme do mestre seria copiado pelos americanos em Amor à Primeira Vista/Falling in Love, de 1984, em que os personagens dos ingleses foram recriados pela dupla Meryl Streep e Robert De Niro.

Esses dois filmes que citei acima são histórias de amor, tristes, desencantados casos de breve encontros e desencontros. Este Fora de Rumo começa como se fosse outra história de amor, quando os dois se encontram no trem do subúrbio para Nova York – mas depois vai se revelar um thriller.

Quando, finalmente, após vários encontros, os personagens de Clive Owen vão para um hotel trepar, o quarto é invadido por um bandido (o francês Vincent Cassel, o senhor Monica Bellucci), que espanca brutalmente o sujeito. Ele não vai demorar muito para descobrir uma verdade que o deixará chocado, fora de rumo, fora dos trilhos – e obcecado por vingança.

Esse diretor Mikael Hafström é sueco; após vários filmes em seu país natal, foi para Hollywood; este é seu filme de estréia nos Estados Unidos. Depois deste aqui ele faria 1408, um suspense-terror com John Cusak, que vi em 2008, mas aí ele perdeu a mão.

Fora de Rumo/Derailed

De Mikael Hafström, EUA, 2005.

Com Clive Owen, Jennifer Aniston, Vincent Cassel, Melissa George

Roteiro Stuart Beattie

Baseado em romance James Siegel

Música Edward Shearmur

Produção Miramax e Weistein Company

Cor, 107 min. IMDB diz que há versão sem corte de 112 min.

2 Comentários para “Fora de Rumo / Derailed”

  1. Pra quem gosta de suspense, é bem acima da média mesmo. Eu não esperava muito pq foi indicação do pessoal da locadora, rs, mas acabei gostando bastante , apesar de toda tensão que passei e de ter envelhecido uns 5 anos por conta disso, rsrs. No geral, todo mundo bem, o que é o Clive Owen? ai, ai. O Vincent Cassel esteve ótimo e conseguiu me fazer ficar com medo dele.

  2. Oi, Sérgio, mais um filme cujo início se assemelha ao charmoso Desencanto, certo?Vi, de uma só tacada, Amor à Primeira Vista, muito fofo e depois esse suspensaço. Concordo com vc, Jussara, a tensão é demais! E mais uma vez, na minha opinião, questiona-se o tema infidelidade, como de repente o homem ou a mulher parece estar feliz no casamento mas aparece em seu caminho uma tentação irresistível e já era! No Amor à Primeira Vista eles demoraram p se envolver fisicamente; já em Sem Rumo parece o filme Atração Fatal, encontram-se no trem, saem p fazer um lanche e logo se dirigem a um hotel. Mas é aí q a coisa muda de rumo e começa a “descarilhar”. Um bandido os assalta e, aparentemente, estupra a mocinha. E depois começam as chantagens, q vão levando todo o dinheiro do pobre coitado.Aí vêm os spoilers, então não leia quem não viu o filme. A moça sedutora e o bandido na verdade eram namorados q armavam esses golpes p levar o dinheiro dos trouxas!
    Mas vejam só, isso só acontece em filme americano, crime e castigo, cometeu adultério, tem q pagar!Mas a vingança do mocinho será tenebrosa. O bem sempre vence o mal rsrsrs!
    Guenia Bunchat
    http://www.sospesquisaerorschach.com.br

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *