Nota:
Anotação em 2007, com complemento em 2008: O filho de Victor McLaglen, o ator de vários filmes de John Ford, conseguiu fazer um filme de guerra que é quase uma comédia – guerrear, para o grupo de ingleses da Brigada Ligeira de Calcutá, nos últimos dias do governo britânico na Índia, é uma diversão, como tomar uísque no clube ou jogar pólo.
Ou como é diversão para os irlandeses brigar, sair aos socos e sopapos um contra o outro – como no maravilhoso clássico de Ford Depois do Vendaval/The Quiet Man, em que John Wayne e Victor McLaglen protagonizam a luta a socos mais fantástica e divertida da história do cinema.
E o interessante é que funciona, este filme de Andrew V. McLagen: é um filme de guerra, e é uma boa diversão. É doido isso, mas é assim mesmo. Há mais de um século os ingleses misturam crimes e humor.
Gregory Peck e Roger Moore fazem oficiais – um americano, um inglês, respectivamente, é claro – incumbidos de destruir um navio mercante alemão parado no porto de Goa, possessão portuguesa no subcontinente indiano e portanto território neutro, durante a Segunda Guerra. Como não podem atacar com força regular um local que não está em guerra, eles escalam para a tarefa os velhinhos ingleses da tal Brigada Ligeira.
Para Gregory Peck e David Niven, como também para os espectadores mais velhos, é uma reedição do time de Os Canhões de Navarone, quase 20 anos depois.
Marynha fez uma observação interessantíssima: é uma espécie assim de Cowboys do Espaço/Space Cowboys na Segunda Guerra.
Ah, sim: por mais implausível que pareça a história, ela se baseia em fatos reais.
Espionagem em Goa/The Sea Wolves
De Andrew V. McLaglen, Inglaterra-EUA, 1980.
Com Gregory Peck, David Niven, Roger Moore, Trevor Howard, Barbara Kellerman
Roteiro Reginald Rose
Baseado no livro (por sua vez baseado em fatos reais) de James Leasor
Cor, 120 min.
Quem viu The Wild Geese vai se lembrar da semelhança entre os dois. Aliás é quase o mesmo elenco, só que uma história se passa em terra e a outra no mar.
Um filme divertido que conta com Gregory Pe ck, já no meio de carreira mas , como sempre, excelente no papel, e David Niven, que não poderia deixar de dar seu toque de humor, assim como o fêz em Os Canhões de Navarone, também fazendo dupla com Gregory. Um bom divertimento com excelentes atores.
Espionagem em Goa / The sea Wolves
Como faço para comprar um DVD do filme acima.
Grato
JM
Caro João Manuel, consultei alguns sites brasileiros de venda de DVDs, e não encontrei este filme disponível. Aparentemente, ele não foi lançado em DVD no Brasil, embora tenha sido lançado em VHS, por uma empresa pequena, chamada Opção, segundo informa o Videobook 2001. Mas você pode encomendá-lo nos sites de venda estrangeiros; o filme foi lançado nos Estados Unidos em DVD pela Warner em 2006.