Dizem por Aí / Rumor Has It…


Nota: ★★★★

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Isso é que a comédia romântica perfeita. Peguei no vídeo pelos atores; nem reparei que era dirigido por Rob Reiner, e muito menos que era uma espécie assim de falsa continuação da Primeira Noite de Um Homem/The Graduate.

Então ficou melhor ainda ver pela primeira vez um filme que merece ser visto outras várias.

Jennifer Aniston faz Sarah, que vive em Nova York e vai com o namorado (Mark Ruffalo) para a casa da família em Pasadena, Califórnia, para o casamento da irmã – e lá enfrenta primeiro o boato e depois o fato de que sua avó, Katherine (Shirley MacLaine), foi a mulher que inspirou o personagem de Mrs. Robinson, de The Graduate.

Absolutamente chocada, perturbada, ao saber que a mãe e a avó deram para o mesmo homem, Beau Burroughs (o sujeito que teria inspirado o que no livro e no filme The Graduate viraria Ben Braddock, o personagem de Dustin Hoffman), ela vai atrás dele, para terminar de tirar a história a limpo.

Um show de inteligência, cheio de ótimas piadas e referências ao filme que lançou Dustin Hoffman ao estrelato – inclusive os acordes de Mrs. Robinson de Paul Simon. 

Apenas duas das muitas boas piadinhas sobre cinema que aparecem no filme:

Jeff, o namorado de Sarah: – Sabe, eu nunca contei isso para você, mas fizeram um filme baseado na minha família. Sério. Titanic. Mudaram um pouco a história. Não tem navio, nada afunda. Mas eu posei nu para um quadro uma vez.

E Sarah, uma hora lá em que a situação na família vai ficando cada vez mais feia: – Isto não é The Graduate, é Deliverance (Amargo Pesadelo)!

adizemAté a tagline, a frase de marketing que aparece nos cartazes do filme, é inteligente, brincando com os muitos filmes que se vendem como baseados em uma história real: “Baseado num boato real”.

Segundo o iMDB, quando o filme estava em pré-produção, a intenção era convencer Dustin Hoffman e Anne Bancroft a fazer os papéis de Beau Burroughs e Katherine. Mas Anne Bancroft morreu por aquela época, e Hoffman tinha vários outros compromissos – e os papéis acabaram indo para Kevin Costner e Shirley MacLaine. Ficou melhor assim – até porque a proposta do filme não é ser exatamente uma continuação de The Graduate, com os personagens de Ben Braddock e Mrs. Robinson 40 anos depois, e sim a história de Beau Burroghs e Katherine, os personagens reais que teriam inspirado a história de The Graduate

Rob Reiner de fato é um ótimo diretor. Ele sabe fazer comédias românticas inteligentes, espertas, divertidas, ricas, como esta aqui e Harry e Sally – Feitos um para o Outro/When Harry Met Sally…, de 1989, e dramas sérios, densos, profundos, progressistas, como Fantasmas do Passado/Ghosts of Mississippi, de 1996, e Questão de Honra/A Few Good Men, de 1992.

Dizem Por Aí/Rumor Has It…

De Rob Reiner, EUA-Austrália, 2005.

Com Jennifer Aniston, Kevin Costner, Shirley MacLaine, Mark Ruffalo, Richard Jenkins

Roteiro Ted Griffin

Música Marc Shaiman

Produção Warner Bros.

Cor, 96 min.

****

Título em Portugal: Dizem Por Aí…

4 Comentários para “Dizem por Aí / Rumor Has It…”

  1. Um filme gostoso de se assistir. Divertido.
    Bastante agradável. Uma historia muito bôa, bacana mesmo.
    Como vc disse, não foi com o Dustin e a Anne mas ficou muito bem com o Kevin e a Shirley.
    Mais uma boa atuação do Ruffalo (falei dele em “E se fôsse Verdade”). A Jennifer também está muito bem. Gosto de suas atuações.
    Eu devo dizer que,para mim,A Sandra Bullock, a Jennifer e a Reese, são perfeitas atuando em comédias românticas. Mas gosto mais da Sandra atuando em filmes mais sérios.
    Além das falas que vc citou Sergio, tem uma outra que achei legal também, foi esta:
    “Não estou dizendo que não posso viver sem voce… eu posso! Mas, eu não gostaria”.
    É muito bom ver filmes com o Richard Jenkis.
    Além de cinema, é ator de teatro também. Não é preciso dizer mais nada.
    Merecia protagonizar mais filmes e, não ser tão coadjuvante.
    Parabéns para esta comédia romântica linda !!
    Abraços !!

  2. Eta filminho ruim! Alguém aí pode dizer-me como o noivo pobretão traído (Ruffalo) consegue entrar numa festa de milionários, hiperfechada, e encontrar a noiva lá?

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *