Pergunte ao Pó / Ask the Dust


Nota: ★★½☆

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Ótima música, excelente reconstituição de época (a Los Angeles da época da Grande Depressão), uma Salma Hayek linda, esplendorosa, um bom tema – o encontro de dois jovens deserdados pelo sonho americano exatamente na cidade que vende sonhos para o mundo inteiro. 

Jovens deserdados, em terra estrangeira. Ele, Arturo Bandini (Colin Farrell), pobre e filho de imigrantes italianos, sonha com uma carreira como escritor (o personagem tem coisas autobiográficas do autor dos livros em que o filme se baseia, John Fante, 1909-1983) e com um casamento com uma americana loura de olhos azuis. Ela, Camilla (Salma), pobre imigrante mexicana, sonha com um casamento com um americano rico. O encontro dos dois é cheio de ódio e desespero.

O diretor Robert Towne foi o autor do roteiro de Chinatown, outra história passada na Los Angeles da primeira metade do século XX. Roteirista de dezenas de filmes, é um diretor bissexto: este aqui foi apenas o terceiro filme que ele dirigiu.

A crítica, pelo que vi na época, não gostou do filme.

Vejo no AllMovie uma bela crítica que aponta uma coisa que eu senti, mas não botei no papel: os personagens não parecem reais, “não parecem existir como pessoas reais”. Segundo o site, o filme levanta questões importantes, sobre raça, sobre o que significa ser americano, sobre o que significa viver em Los Angeles, e sobre como um escritor deve dividir seu tempo entre escrever e viver a vida para ter experiências sobre as quais escrever, mas…

 “Nunca esses dois personagens parecem existir como pessoas reais. Os personagens são usados para fazer perguntas e discutir pontos filosóficos, mas não conseguem um registro como seres humanos tridimensionais. A belíssima fotografia de Caleb Deschanel, e a maravilhosa atenção aos detalhes de período nas roupas e nos carros, fazem um filme belo de se ver. (…) Towne e companhia fazem o subtexto direito, mas falham em dar vida aos personagens principais.”   

Pergunte ao Pó/Ask the Dust

De Robert Towne, EUA, 2006

Com Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland

Roteiro Robert Towne

Baseado em livros de John Fante

Fotografia Caleb Deschanel

Música Ramin Djawadi e Heitor Pereira

Produção Paramount Classics

Cor, 116 min.

3 Comentários para “Pergunte ao Pó / Ask the Dust”

  1. Belas considerações!
    Sobre a ótima música, seria possível a gentileza de identificar a música principal, instrumental, belíssima.

  2. Cara Maria,
    Que ei saoba. a música a que você se refere é a trilha original composta para o filme, de autoria de Ramin Djawadi e Heitor Pereira.
    E é de fato belíssima.
    Um abraço.
    Sérgio

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *