2.5 out of 5.0 stars
Anotação em 2006, com complemento em 2008: Ótima música, excelente reconstituição de época (a Los Angeles da época da Grande Depressão), uma Salma Hayek linda, esplendorosa, um bom tema – o encontro de dois jovens deserdados pelo sonho americano exatamente na cidade que vende sonhos para o mundo inteiro.
Jovens deserdados, em terra estrangeira. Ele, Arturo Bandini (Colin Farrell), pobre e filho de imigrantes italianos, sonha com uma carreira como escritor (o personagem tem coisas autobiográficas do autor dos livros em que o filme se baseia, John Fante, 1909-1983) e com um casamento com uma americana loura de olhos azuis. Ela, Camilla (Salma), pobre imigrante mexicana, sonha com um casamento com um americano rico. O encontro dos dois é cheio de ódio e desespero.
O diretor Robert Towne foi o autor do roteiro de Chinatown, outra história passada na Los Angeles da primeira metade do século XX. Roteirista de dezenas de filmes, é um diretor bissexto: este aqui foi apenas o terceiro filme que ele dirigiu.
A crítica, pelo que vi na época, não gostou do filme.
Vejo no AllMovie uma bela crítica que aponta uma coisa que eu senti, mas não botei no papel: os personagens não parecem reais, “não parecem existir como pessoas reais”. Segundo o site, o filme levanta questões importantes, sobre raça, sobre o que significa ser americano, sobre o que significa viver em Los Angeles, e sobre como um escritor deve dividir seu tempo entre escrever e viver a vida para ter experiências sobre as quais escrever, mas…
“Nunca esses dois personagens parecem existir como pessoas reais. Os personagens são usados para fazer perguntas e discutir pontos filosóficos, mas não conseguem um registro como seres humanos tridimensionais. A belíssima fotografia de Caleb Deschanel, e a maravilhosa atenção aos detalhes de período nas roupas e nos carros, fazem um filme belo de se ver. (…) Towne e companhia fazem o subtexto direito, mas falham em dar vida aos personagens principais.”
Pergunte ao Pó/Ask the Dust
De Robert Towne, EUA, 2006
Com Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland
Roteiro Robert Towne
Baseado em livros de John Fante
Fotografia Caleb Deschanel
Música Ramin Djawadi e Heitor Pereira
Produção Paramount Classics
Cor, 116 min.
Belas considerações!
Sobre a ótima música, seria possível a gentileza de identificar a música principal, instrumental, belíssima.
Cara Maria,
Que ei saoba. a música a que você se refere é a trilha original composta para o filme, de autoria de Ramin Djawadi e Heitor Pereira.
E é de fato belíssima.
Um abraço.
Sérgio