Diário de uma Paixão / The Notebook


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2005: Mais um filme em que Nick, o filho de John Cassavetes, homenageia a mãe, Gena Rowlands. Oito anos antes, em 1996, ele havia dedicado a ela seu primeiro filme, De Bem com a Vida/Unhook the Stars. É carinhoso, sensível – mas a trama toda é muito previsível e às vezes deixa a sensação de que simplesmente não valia a pena ser contada.

A estrutura da narrativa lembra muito Tomates Verdes Fritos. Numa bela e confortável casa de repouso para idosos, o personagem de James Garner lê para o de Gena Rowlands o livro de anotações do título original, sobre o grande amor de um casal, que começa quando eles eram meninos de 17 anos, numa cidadezinha do Sul Profundo.

notebookA senhora idosa tem uma doença que a impede de se lembrar de qualquer coisa de seu passado (o filme, pelo que me lembro, não se refere especificamente a Alzheimer). Rapidamente percebemos que a história de amor que está sendo contada é a do casal agora velho.

A história dos jovens não tem nada de especial. Ela é rica, ele é pobre, os pais dela não querem o namoro. Durante um ano ele escreve diariamente cartas de amor para ela, cartas que a mãe dela esconde. Ele vai para a guerra, ela enfim se esquece dele, é paquerada por um sujeito rico e prepara-se para casar, quando então reencontra o antigo amor.  

Diário de uma Paixão/The Notebook

De Nick Cassavetes, EUA, 2004.

Com Gena Rowlands, James Garner, Sam Shepard, Joan Allen, Rachel McAdams

Roteiro Jeremy Leven

Baseado em livro de Nicholas Spark

Produção New Line Cinema. Estreou em São Paulo 6/8/2004.

Cor, 115 min.

7 Comentários para “Diário de uma Paixão / The Notebook”

  1. É o filme preferido de 10 entre 10 adolescentes. Se eu soubesse disso na época, não teria assistido. Até que achei bem feito, pelo pouco que me lembro, mas é clichê atrás de clichê; assim como os outros filmes baseados nos livros desse cara.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *