3.0 out of 5.0 stars
Anotação em 2005: A narrativa tem belas sacadas, a produção é cuidadíssima, a reconstituição dos cenários e das cenas dos filmes de Peter Sellers é perfeita, mas o filme é sobretudo um show de talento de Geoffrey Rush.
O ator australiano que ficou famoso a partir de Shine – Brilhante, de 1996, faz um tour-de-force magnífico. Eu não tinha idéia de como o Peter Sellers (1925-1980) foi tão doido varrido, capaz de atos de violência e até crueldade.
Os roteiristas insistiram em mostrar que ele desenvolveu uma relação de profundo ódio contra o Inspetor Clouseau, e daí contra Blake Edwards – mais ou menos como a relação de Arthur Conan Doyle com sua criatura Sherlock Holmes.
Impressiona muito também o excelente elenco que a produção – uma dobradinha da HBO e da BBC, como no extraordinário seriado Roma – conseguiu reunir: Charlize Theron, Emily Watson, Stanley Tucci, John Lithgow, Miriam Morgolyes, Stephen Fry. Não é todo dia que se junta tanta gente boa.
Produções assim deveriam acabar definitivamente com qualquer resquício de preconceito que ainda exista contra filmes feitos para a TV. Até porque, vendo no DVD, ninguém poderia diferenciar um filme como este de qualquer outro feito para a tela grande.
O filme levou os Globos de Ouro de melhor ator e melhor filme e/ou minissérie feita para a TV. Teve outros 17 prêmios e 27 indicações mundo afora.
A Vida e Morte de Peter Sellers/The Life and Death of Peter Sellers
De Stephen Hopkins, Inglaterra-EUA, 2005. Feito para a TV
Com Geoffrey Rush, Charlize Theron, Emily Watson, Stanley Tucci, John Lithgow, Miriam Morgolyes, Stephen Fry
Roteiro Christopher Marcus e Stephen McFeely
Baseado no livro de Roger Lewis
Produção HBO e BBC
Cor, 127 min.
3 Comentários para “A Vida e Morte de Peter Sellers / Life and Death of Peter Sellers”