Nota:
Anotação em 2004, com complemento em 2008: Um faroeste seis décadas depois do fim do Oeste como era no tempo do faroeste. Kirk Douglas faz o cowboy que insiste em ser cowboy na época das grandes estradas e dos caminhões, e enfrenta a polícia que chega montada em helicóptero.
Tem um amargo, triste gosto de fim de uma era, aquela coisa outonal. É um daqueles filmes em que a América perdida se procura na América que não reconhece mais, tipo O Cavaleiro Elétrico, de Sydney Pollack, e, em certa medida, também Pistoleiros do Entardecer, um dos primeiros de Sam Peckinpah, feito antes de ele ficar obcecado com as cenas de violência explícita em câmara lenta.
Vejo no iMDB que Kirk Douglas considera sua interpretação neste filme a melhor de sua longa carreira. Ele comprou os direitos de filmagem do livro assim que o leu, e entregou para o amigo Dalton Trumbo fazer o roteiro.
Trumbo esteve na lista negra do macartismo, proibido de trabalhar durante anos, na época do macartismo.
Sua Última Façanha/Lonely Are the Brave
De David Miller, EUA, 1962
Com Kirk Douglas, Gena Rowlands, Walter Matthau, George Kennedy
Roteiro Dalton Trumbo
Baseado no livro Brave Cowboy, de Edward Abbey
Música Jerry Goldsmith
P&B, 107 min
gostaria de baixar , abraço
Está aí uma fita que me mostra Kirk Douglas em muitos poucos bons momentos de sua carreira. Um filme denso, bem dirigido, muito bem interpretado e assombrosamente bem coordenado e bem feito.
Louvo à beleza de Gena, ao roteiro de Dalton Trumbo e à perfeita direção de David Miller.
Um filme para quem não viu ter que ver.
Jurandir Lima
Ontém,eu estava “garimpando” os filmes no youtube e,encontrei este.Dei uma lida na sinopse,gostei e,achei que já conhecia.
Resolvi assistir e,defato já tinha visto.
Imagine,isso entre 1970 e 1973.Voltei no tempo e lembrei.Isso,na Globo,quando ela só passava filmes muito bons dos anos 50/60 e 70.Pôxa !!Vi muitos filmes com Jennifer Jones,Joseph Coten,Barbara Stanwick,Robert Mitchum,Rock Hudson,Ray Miland e,outros tantos tbm com o Kirk.
Aquele aparato todo para capturar um homem e uma Égua em uma montanha,minha nossa !!!
Por falar na égua,ela também foi uma grande brava,não merecía aquele fim.
Para mim,Kirk teve muitos e muitos bons momentos em sua carreira.
Um filme muito bom e muito bonito.
Foi muito bom rever o grande Kirk Douglas,o tbm grande Walter Matthau e,o sempre bom George Kennedy e,quem diría a Gena,jóvem na época.
Um abraço, Sergio!