Para o Resto de Nossas Vidas / Peter’s Friends


Nota: ★★★★

Anotação em 1995, com complemento em 2008: O filme segue aquela linhagem nobre de histórias que mostram uma reunião de velhos amigos, onde se passa a limpo o que aconteceu na vida de cada um, e se faz um painel de época.  

Um dos filmes mais expressivos dessa linhagem é Nós Que Nos Amávamos Tanto, de Ettore Scola, de 1974, que, através da história de quatro amigos, faz um afresco sobre quase meio século de Itália.

Não dá para saber se o diretor Kenneth Branagh, um grande talento que consegue filmar Shakespeare e logo em seguida fazer um dos grandes filmes de suspense de todos os tempos, Voltar a Morrer, viu Nòs Que Nos Amávamos Tanto e aprendeu com ele. Deve ter visto, certamente. Mas é garantido que ele bebeu na fonte de O Reencontro/The Big Chill, de Lawrence Kasdan, de 1983, em que vários amigos se reencontram para o enterro de uma pessoa do grupo e, durante um longo fim de semana, comparam suas experiências e examinam o que restou dos sonhos que tinham quando eram mais jovens e suas vontades, portanto, eram mais fortes.

Feito 12 anos depois, e do outro lado do Atlântico, o filme de Branagh tem um tema bem semelhante. O motivo da reunião dos bons amigos da juventude não é um enterro – é o aniversário de um deles, o Peter do título original, uma figura adorável, maravilhosa, rico, gordão, bonachão, bem humorado. Peter é interpretado pelo grande Stephen Fry, num elenco só de grandes atores ingleses – e não há outro país no mundo que tenha tantos grandes atores. (A mãe da extraordinária Emma Thompson, Phyllida Law, tem um pequeno papel como a empregada da gigantesca casa de Peter. Na época, Emma e Kenneth Branagh eram casados.)

Só bem para o final os amigos de Peter – assim como o espectador – saberão que, embora Peter seja um homem de bem com a vida, a vida não está bem para ele.

O clip de abertura do filme, jogando em rápidos flashes para o espectador o que aconteceu de mais importante na história de 1982, o ano do último grande encontro daqueles amigos, até 1992, o ano da ação, é brilhantíssimo; faz lembrar os clips que mostram a passagem do tempo em Tudo Bem no Ano Que Vem/Same Time Next Week, de Robert Mulligan.

É um daqueles filmes que me fazem dizer que o melhor cinema do mundo, na última década do século XX e nestes primeiros anos do novo século, é feito nas Ilhas Britânicas.

Para o Resto de Nossas Vidas/Peter’s Friends

De Kenneth Branagh, Inglaterra, 1992.

Com Kenneth Branagh, Emma Thompson, Rita Rudner, Stephen Fry, Hugh Laurie, Imelda Staunton, Alphonsia Emmanuel, Tony Slattery, Alex Lowe, Richard Briers

Roteiro Rita Rudner e Martin Bergmann

Produção BBC.

Cor, 101 min

7 Comentários para “Para o Resto de Nossas Vidas / Peter’s Friends”

  1. Será que alguem poderia ajudar-me a encontrar o nome da musica que os atores Hugh Laurie, Imelda Staunton cantam em uma das cenas do filme Para o resto das Nossas Vidas, agradeço desde já.
    abraços iluminados
    Céu

  2. Não me lembro da música a que você se refere. Mas, na tentativa de ajudar, passo ai a relação das músicas que aparecem no filme, segundo o IMDB. Repare que as últimas são interpretadas pelos atores. Aliás, credo, que beleza de trilha. Preciso rever este filme.

    “What’s Love Got To Do With It” (Graham Lyle-Terry Britten), com Tina Turner;
    “You’re My Best Friend” (John Deacon), com Queen;
    “Girls Just Want To Have Fun” (Richard Hazard), com Cyndi Lauper;
    “Hungry Heart”, de e com Bruce Springsteen;
    “Give Me Strength”, de e com Eric Clapton;
    “Don’t Get Me Wrong” (Chrissie Hynde), com The Pretenders;
    “Everybody Wants To Rule The World” (Roland Orzabal-Ian Stanley-Chris Hughes), com Tears for Fears;
    “My Baby Just Cares For Me” (Walter Donaldson-Gus Kahn), com Nina Simone;
    “Rio”, de e com Michael Nesmith;
    “As The Days Go By” (L. Thomas), com Daryl Braithwaite;
    “I Guess That’s Why They Call It The Blues”, com Elton John;
    “Let’s Stay Together” (Al Green-Al Jackson Jr.-Willie Mitchell), com The Pasadenas;
    “Madame Butterfly – Un bel di” (Giacomo Puccini), com Kiri Te Kanawa;
    “If You Let Me Stay”, de e com Terence Trent D’Arby;
    “King Of Rock & Roll” (Paddy McAloon), com Prefab Sprout;
    “The Way You Look Tonight” (Jerome Kern-Dorothy Fields), com Kenneth Branagh, Alphonsia Emmanuel, Hugh Laurie, Imelda Staunton and Emma Thompson;
    “Roger’s Coffee Commercial Jingle” (Hugh Laurie), com Hugh Laurie, Imelda Staunton, Tony Slattery e John Barclay;
    “Orpheus In the Underworld” (Jacques Offenbach-John Hudson), com Kenneth Branagh, Alphonsia Emmanuel, Gavin Greenaway, Stephen Fry, Imelda Staunton, Hugh Laurie, Emma Thompson.

  3. Nossa, muito obrigado, Maria!

    Espero que você volte ao site outras vezes – e mande comentários e informações!

    Sérgio

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *