Minha Noiva é uma Extra-terrestre / My Stepmother is an Alien


Nota: ★★½☆

Anotação em 2008: Esta comédia é uma daquelas bobagens totais, mas que a gente acaba vendo, rindo e se divertindo. Como mostra o título, é uma comédia com coisas de ficção científica – Mike Nichols faria uma brincadeira parecida, De Que Planeta Você Veio?/What Planet Are You From? , 12 anos mais tarde, em 2000.

Kim Basinger, no auge da beleza, faz a E.T. de planeta muitíssimo mais avançado que vem à Terra descobrir como foi possível que um cientista deste planeta tão primitivo tivesse conseguido enviar mensagem e energia através das galáxias.

O cientista meio biruta, interpretado por Dan Aykroyd, com aquela cara de sonso que ele faz (e que até parece que na realidade tem), dedica-se a tentar contato com outros planetas, e de fato conseguiu, por acaso, usando a energia de um raio, contato com o tal planeta desenvolvido. É então que surge Kim Basinger, acompanhada de um ser que é uma mistura de cobra com o olho do E.T. de Spielberg, dentro de uma bolsinha.

E Kim Basinger surge com um vestido meio de vamp, meio de puta; faz trejeitos, como espasmos, é toda meio desengonçada no corpo humano à qual não está acostumada. Para obter as informações do cientista, aprende com o companheiro da bolsa, um especialista em comportamento terráqueo, o que é beijo, o que é sexo.

Tem aí uma seqüência hilariante, em que a bolsa mostra a ela cenas de filmes de beijo, começando, é claro, por Casablanca. Depois que ela aprende sobre sexo, vem toda lânguida para o quarto dele – no que me pareceu uma gozação em cima do papel dela mesma em Nove e Meia Semanas de Amor/Nine ½ Weeks, que tinha sido um espetacular sucesso dois anos antes deste filme aqui. A cena é ao mesmo tempo ridícula, boba a não mais poder, sensual e muito engraçada.

Há boas piadas sobre os costumes terráqueos, como quando os seres do planeta mais sábio consultam seus alfarrábios para definir casamento e o papel da mulher nele, e vão vendo as diferenças entre o que era verdade no começo do século XX e no final.

Detalhe bem interessante: Juliette Lewis faz uma pontinha como uma das amigas da filha do cientista biruta. Marynha chamou a atenção, disse que era uma atriz conhecida, mas eu não identifiquei; só vi isso depois, consultando o iMDB. Juliette Lewis estava então com 15 anos, e esta foi a sua estréia no cinema; antes, havia feito algumas coisinhas para a TV.

Minha Noiva é uma Extra-terrestre/My Stepmother is an Alien

De Richard Benjamin, EUA, 1988.

Com Dan Ayckroyd, Kim Basinger, Jon Livitz, e, numa pontinha, Juliette Lewis

Roteiro Jonathan Reynolds, Jerico Weingrod, Herschel Weingrod e Timothy Harris

Música Alan Silvestri

Produção Catalina

Cor, 108 min.

**1/2

Um Trackback

  1. […] assim, primo-primeiro de Minha Noiva é uma Extraterrestre/My Stepmother is an Alien, de Richard Benjamin, 1988, e de De Que Planeta Você Veio?/What Planet Are You From?, de Mike […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*