De Que Planeta Você Veio? / What Planet Are You From?


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Esse Mike Nichols é realmente uma figura muito interessante.

Fez grandes e importantes filmes – A Primeira Noite de Um Homem/The Graduate, Ardil22/Catch 22, Ânsia de Amar/Carnal Knowledge, Quem Tem Medo de Virginia Wolf?, só pra citar alguns do início da carreira. Também assinou filminhos menores, como O Lobo e a versão americana da Gaiola das Loucas. Em 2003, dirigiu Angels of America, o pesadíssimo e brilhante filme-série sobre a chegada da aids, produção cuidadíssima, que  reuniu um elenco extraordinário, começando por Al Pacino e Meryl Streep.

Parece que em 2000 ele resolveu se divertir, tirar férias, e aí chamou um bando de bons atores (Annette Benning, John Goodman, Greg Kinear, Richard Jenkins, Linda Fiorentino, e até Ben Kingsley, pô!) pra fazer uma das comédias mais estúpidas da história – e o resultado é gostoso, hilário, apesar de tanta idiotice.

Um alienígena de um planeta muito evoluído, em que as pessoas não precisam trepar para procriar, é encarregado por seus superiores de tomar a forma humana e vir à Terra para engravidar uma terráquea. É uma necessidade vital para o planeta deles, por alguma razão absurda qualquer de que nem me lembro mais.

A partir dessa idéia cretina, ginasiana, surgem excelentes piadas sobre relacionamentos, fidelidade, traição, sexo, sociedade, valores morais – uma maravilha.

O protagonista, o alienígina, é interpretado por Garry Shandling, de quem eu nunca tinha ouvido falar. Ele é daqueles tipos cuja cara por si só já é engraçada – uma cara de bocó, de bronco, perfeita para o papel do E.T. que tem uma missão a cumprir na Terra e vai direto a ela, sem firulas, para total susto das mulheres com quem se encontra. Ele demora a perceber que, para engravidar uma mulher, é preciso antes toda uma longa preparação, sobre a qual não tinham ensinado a ele em seu planeta.

Imaginei que esse ator Garry Shandling fosse um sujeito da TV americana, e é mesmo: entre 1993 e 1998 ele estrelou na HBO uma paródia de programas de entrevistas tipo Larry King ou David Letterman. É impagável.

O filme segue uma linhagem de outros que usam a coisa do extra-terrestre para gozar o comportamento dos terráqueos. É quase um subgênero, que inclui O Amor Segundo um Extraterrestre/The Mating Habits of the Earthbound Human, 1999, e Minha Noiva é uma Extra -Terrestre/My Stepmother is an Alien, de 1988 – os dois igualmente panacas e engraçadíssimos.

De que Planeta Você Veio?What Planet Are You From?

De Mike Nichols, EUA, 2000

Com Garry Shanding, Annette Benning, John Goodman, Greg Kinear, Ben Kingsley, Richard Jenkins, Linda Fiorentino

Roteiro Ed Solomon e Peter Tolan

Música Carter Burwell

Argumento Garry Shanding e Michael Leeson

Cor, 105 min.

**

5 Comentários para “De Que Planeta Você Veio? / What Planet Are You From?”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *