Dreamgirls – Em Busca de um Sonho / Dreamgirls


Nota: ★★½☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Musical correto, muito bem feito, sobre trio de cantoras negras criado em Chicago que fez grande sucesso nos anos 60.

Começo difícil, depois grande sucesso, muito dinheiro, drogas, ciumeira, substituição de uma das cantoras do grupo por uma mulher mais bonita – tudo a ver com a história das The Supremes, de onde saiu a bela Diana Ross, que por sua vez já tinha feito o papel de Billie Holiday numa cinebiografia dos anos 70, O Ocaso de uma Estrela/Lady Sings the Blues. Mas os nomes reais não são usados.

O filme se baseia num musical que fez imenso sucesso na Broadway: estreou em 1981 e teve mais de 1.500 apresentações.

A revista Studio de março de 2007 identifica as pessoas reais que inspiraram os personagens do filme. Deena Jones (interpretada pela cantora Beyoncé Knowles), não se discute, é Diana Ross, claro. O empresário, interpretado por Jamie Foxx, é inspirado em Berry Gordy Jr., que criou a gravadora Motown e teve sob contrato Marvin Gaye, os Jackson 5, Stevie Wonder e Diana Ross – de quem foi amante.

Effie White (interpretada por Jennifer Hudson) é inspirada em Florence Ballard, que era a líder das Primettes (primeiro nome das Supremes) até ser destronada por Diana Ross; ela tentou carreira solo, afundou nas drogas e morreu aos 32 anos.

O personagem de Eddie Murphy, o cantor James Thunder Early, é um misto de Marvin Gaye, Smokey Robinson e Jackie Wilson. 

O projeto de transformar o musical da Broadway em filme demorou para ser realizado, conta o iMDB. Na segunda metade dos anos 80, convidaram Whitney Houston, que estava no alto das paradas de sucesso, para fazer o papel de Deena, mas o filme acabou não sendo feito. No começo dos anos 90, Joel Schumacher, diretor de filmes de ação, foi chamado para dirigir o filme, que teria Lauryn Hill como Deena e Kelly Price como Effie. No entanto, com o fracasso de várias outras cinebiografias musicais, o projeto voltou para a gaveta. Depois do sucesso de Chicago, de 2002, os produtores convidaram Bill Condon para dirigir – e aí finalmente o filme saiu.

O filme teve sete indicações ao Oscar, e levou dois: o de coadjuvante para Jennifer Hudson e o de som. Ganhou 41 outros prêmios, e teve 46 indicações.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho / Dreamgirls

De Bill Condon, EUA, 2006.

Com Jamie Foxx, Beyoncé Knowles, Eddie Murphy, Danny Glover, Jennifer Hudson, Anika Noni Rose

Roteiro Bill Condon

Baseado em livro de Tom Eyen

Produção DreamWorks SKG. Estreou em SP 16/2/2007.

Cor, 131 min

**1/2

6 Comentários para “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho / Dreamgirls”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *