Esta Terra é Minha / This Land is Mine


Nota: ★☆☆☆

Anotação em 2006, com complemento em 2008: É impressionante como o grande Jean Renoir e o grande Charles Laughton conseguiram fazer um filme tão absolutamente ruim, tão primário, tão óbvio, tão maniqueísta, tão, tão… bisonho. Acho que esta é a palavra mais certa.

Era 1943, e Renoir havia fugido do nazismo, como tantos outros cineastas e artistas dos mais diferentes ramos. Assim, fica muito claro que ele queria fazer uma denúncia contra seus conterrâneos, que entregaram a França aos nazistas sem luta – uma denúncia e ao mesmo tempo um mea culpa. OK. Isso se entende perfeitamente.

A questão é que o filme é ruim demais, e talvez a prova mais cabal disso seja a interpretação de Laughton (seguramente a pior de sua carreira cheia de belos papéis) como o professor tímido, medroso, bobo, dominado pela mãe e que o acaso transformará em herói. É tudo muito simplista, muito óbvio demais.

 Vou ver outras opiniões, é claro. Até porque Renoir é importante demais para vir aqui um imbecil e desancar com o filme dele.

 Pauline Kael não comenta o filme no seu livro 5001 Nights at the Movies. Nem Sadoul no seu Dicionário de Filmes. O Cinéguide, que só traz curtas sinopses, diz simplesmente: “Uma pequena cidade européia luta contra os nazistas e um professor se transforma em herói”; interessante é ver como o filme se chamou no país natal de Renoir – Vivre Libre.

 Maltin dá 2 estrelas (em quatro) e mata a resenha em duas frases: “Humilde professor francês Laughton, incitado pela ocupação nazista, vira herói. Filme patriótico da época da guerra hoje é datado e desapontador; escrito por Dudley Nichols.”

 Steve H. Scheuer viu um filme totalmente diferente do que eu vi: “Ótima atuação de Laughton neste drama forte”. O drama não é forte, e Laughton está ridículo, com uma cara de criança pateta em cima daquele corpanzil imenso.     

 O filme foi lançado simultaneamente em 72 salas de 50 cidades americanas no dia 7 de maio de 1943, informa o iMDB, estabelecendo um recorde de bilheteria no dia de estréia. Esforço de guerra é isso aí.

Esta Terra é Minha/This Land is Mine

De Jean Renoir, EUA, 1943.

Com Charles Laughton, Maureen O’Hara, George Sanders, Walter Slezak

Roteiro Dudley Nichols

Produção RKO

P&B, 103 min.

4 Comentários para “Esta Terra é Minha / This Land is Mine”

  1. Sergio, o bom de vir ao seu site é que vejo de tudo. E também é bom quando discordamos, apesar de concordarmos no gosto da maioria dos filmes, pois, assim, podemos debater cinema: e isso é ótimo. Sabe que vi este filme ontem e adorei? Achei demais.

    Não sou especialista, nem conheço a obra de Jean Renoir. Mas gostei especialmente de Charles Laughton e de suas cenas finais (no tribunal e na escola). O gordinho é um tanto caricato? Sim, mas me cativou com seus dois últimos discursos.

    O filme tem falhas, digamos, grosseiras, mas no todo eu “aprovei”.

    Abs.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *