Coragem Sob Fogo / Courage Under Fire


Nota: ★★½☆

Anotação em 2003: Ao contrário de tantos filmes que começam prometendo alguma coisa e aí desandam, este aqui começa mal e aí melhora. Começa parecendo uma patriotada das piores – tanques americanos em guerra santa contra os iraquianos de Saddam, na era Bush pai. Mas aí – epa, não é tão patriotada assim! – o coronel interpretado pelo belo Denzel Washington, o Gregory Peck negro, comete um erro e atira no tanque do melhor amigo.

Seu erro não vai à Corte Marcial; ao contrário, é escondido pelo seu superior, e fica remoendo apenas na sua própria consciência.

Em seguida, trabalhando no Pentágono sob as ordens do general seu amigo, ele recebe a incumbência de investigar como foi a última ação de uma oficial (interpretada em flashbacks por Meg Ryan, em um de seus primeiros papéis não mais como a Namoradinha da América) também na Primeira Guerra do Golfo.

O Congresso e a Casa Branca querem dar a ela uma medalha de honra, que seria a primeira a uma mulher oficial; a investigação mostra depoimentos contraditórios, o coronel fica em dúvida se ela merece a medalha.

Não é um filme extraordinário. Não enfatiza a imensa imbecilidade que é o fato de o Exército americano ser a polícia do mundo. Mas é interessante, bem contado, não é patrioteiro e questiona o que é bravura e o que é covardia no meio da batalha.

Coragem Sob Fogo/Courage Under Fire

De Edward Zwick, EUA, 1998.

Com Denzel Washington, Meg Ryan, Lou Diamond Philips, Matt Damon, Scott Glenn

Argumento e roteiro Patrick Sheane Duncan

Música James Horner

Cor, 116 min

3 Trackbacks

  1. […] muito sério: carece de qualquer tipo de lógica. Nele, um agente do governo, interpretado por Denzel Washington, viaja no tempo para salvar a vida de uma mulher. A lógica das histórias em quadrinho aplicada a […]

  2. […] 2008, Meg Ryan havia feito Mais do que Você Imagina/My Mom’s New Boyfriend, dirigido por um certo George Gallo, […]

  3. […] como Morto ao Chegar, Mais Forte que o Ódio, Prova de Vida, Em Carne Viva, filme de guerra, Coragem sob Fogo, drama histórico, O Outro Lado da […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*