Capitães do Mar / Down to the Sea in Ships


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2003: Este filme do prolífico Henry Hathaway tem muito daquela coisa esquemática, lugar comum, de mais velhos versus mais novos, sabedoria popular adquirida da experiência versus sabedoria de quem aprendeu na faculdade – dos conflitos resultando que todos os dois lados podem aprender com o outro. É bem intencionado, e melhor, bem realizado.

Conta a história de três gerações de marinheiros da pesca à baleia na Nova Inglaterra do começo do século XIX – o velho capitão do navio (Lionel Barrymore), o jovem capitão formado em escola (Richard Widmark) e o netinho do velho (Dean Stockwell).

Pauline Kael diz que o diretor Hathaway consegue um belo visual nas tomadas do navio no mar, mas deixou passar uns diálogos bobocas.E informa que é uma refilmagem de uma obra de 1922 que tinha feito grande sucesso.

Capitães do Mar/Down to the Sea in Ships

De Henry Hathaway, EUA, 1949.

Com Richard Widmark, Lionel Barrymore, Dean Stockwell

Roteiro Sy Bartlett e John Lee Mehin

Baseado em históira de Sy Bartlett

Produção 20th Century Fox

P&B, 120 min.

4 Comentários para “Capitães do Mar / Down to the Sea in Ships”

  1. Eu realmente gosto desse filme. Tudo bem, é meio boboca essa história toda que você falou, do choque de gerações, etc. e tal. Mas taí um filminho que gosto muito. Além disso, tem o Lionel Barrymore que é um dos meus atores preferidos e o Richard Widmark, mostrando que pode ser muita coisa além de psicopata…

    Abração!

  2. Concordo que há alguns diálogos dispensáveis. Mas o filme remete a algumas questões sempre atuais sobre o choque das verdades: o popular (a empiria) x científico (a verdade sistematizada, comprovável, refutável). Não é apenas o choque das gerações. Esse debate é perene e por isso sempre é válido. E essa é a sutileza do filme, que de uma maneira muito simples e romântica até, discute o absolutismo das verdades. Lembremos que é um filme de aventura para qualquer idade.
    Abraços!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *