Dança Comigo? / Shall We Dansu?


Nota: ★★★☆

Anotação em 1999, com complemento em 2008: Bonito, sensível, inteligente. Tem a doçura suave e a sabedoria oriental dos primeiros filmes do Ang Lee, misturadas à plasticidade do Baile do Ettore Scola. E, como o chinês Ang Lee, esse diretor japonês sabe contar uma história sobre personagens orientais que nós, ocidentais, somos capazes de entender; ele vai pelo universal, e não pelo específico daquela cultura que a gente não consegue captar – embora esteja o tempo todo, é claro, falando daquela cultura.

É um filme com uma moral, como uma boa fábula: Cada ser humano tem uma lição de vida para aprender e às vezes também para ensinar.

Os atores são, todos, absolutamente brilhantes.

A revista Premiere americana de abril 1998 diz que o filme foi desqualificado para concorrer ao Oscar por ter sido apresentado na TV japonesa antes de estrear em cinemas nos Estados Unidos.

Os americanos refilmaram a história em 2004, com o mesmo título, Shall We Dance – e foi também um bom filme, com um elenco bom e afiado (Richard Gere, Susan Sarandon, Jennifer Lopez, Stanley Tucci, Richard Jenkins), bela trilha sonora, personagens bem delineados e um tom sempre simpático, gostoso.

Dança Comigo?/Shall We Dansu?

De Masayuki Suo, Japão, 1996.

Com Koji Yakusho, Tamiyo Kusakari, Naoto Takenaka, Eriko Watanabe, Akira Emoto

Argumento e roteiro Masayuki Suo

Música Yoshikazu Suo

Cor, 136 min.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *