Minha Mãe é uma Sereia / Mermaids


Nota: ★★★½

Resenha para a revista Bárbara, em 1996: “Vocês não vieram com manual de instruções”, diz a mãe para a filha adolescente em Minha Mãe é Uma Sereia/Mermaids, 1990. É verdade que o personagem da mãe, interpretada por Cher, aquela ex-cantora e atriz conhecida por aparecer em entregas de Oscar com as roupas mais exóticas que se poderia imaginar, não é o protótipo do que é tido como uma “boa mãe”. Ao contrário.

Numa bela sacada, as autoras da história e do roteiro, ambas mulheres, criaram em Minha Mãe é uma Sereia um conflito de gerações às avessas: nos Estados Unidos de 1963, depois dos Beatles e um pouquinho antes dos hippies, a mãe é solteira, independente, se veste e age de maneira anticonvencional (assim como a atriz que lhe dá vida), tem um amante em cada cidade pela qual passa, enquanto a filha adolescente é recatada, religiosa, pudica – embora, sob essa pele de “virtude” coberta por roupas caretíssimas, haja uma imensa carga de sensualidade querendo aflorar à superfície.

A filha sofre com as atitudes da mãe – e vice-versa, claro. As interpretações de Cher e de Winona Ryder (um maravilhoso talento precoce: embora estivesse só com 19 anos, estava já em seu oitavo filme) dão uma graça especial a essa comédia gostosa que fala brincando – mas abordando verdades sérias – da relação tão especial e delicada que é a de mãe e filha.

 

Anotação em 2006: Revendo agora, gostei muito mais do que da primeira vez. Me deu um grande prazer. É uma pequena obra-prima.

É inteligente, é divertido, é esperto. E é pra-frente, progressista, um daqueles filmes hollywoodianos suavemente subversivos, em termos comportamentais.

Os diálogos (e em especial os monólogos da personagem principal, interpretada por uma jovem, radiante, linda e extraordinária Winona Ryder) são inteligentíssimos. Como é boa atriz essa menina, que coisa impressionante – e como é triste ver que a carreira dela acabou não deslanchando tanto quanto deveria, em função basicamente de problemas comportamentais dela, a coisa dos furtos em lojas de roupa, e tal. Ela estava com 19 anos quando fez o filme, no papel de uma garota de 15 – e que talento.

Minha Mãe é uma Sereia//Mermaids

De Richard Benjamin, EUA, 1990

Com Winona Ryder, Cher, Christina Ricci, Bob Hoskins

Roteiro June Roberts

Baseado no livro de Patty Dan

Cor, 110 min

2 Comentários para “Minha Mãe é uma Sereia / Mermaids”

  1. Eu gosto da Cher. Assistí a várias entrevistas dela na TV americana. Uma das frases que sempre uso foi dita na entrevista que ela deu quando fez 50 anos e que acho o máximo.
    A pergunta (idiota) foi mais ou menos assim:
    Você está gostando de ter 50 anos?
    Resposta:
    50th is good, 40th is better, much better.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *