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Resenha para a Agência Estado, em 1997: O pai, John Cassavetes, foi o primeiro grande diretor americano a fazer filmes longe do esquema dos grandes estúdios no final dos anos 50. Foi endeusado pela crítica, especialmente a européia – embora, para o grande público, seja mais lembrado pelo principal papel masculino de O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski. O cinema americano deve cada vez mais aos diretores que seguiram os passos de John Cassavetes e fazem filmes independentes.
Agora, o filho, Nick, estréia na direção – e se sai muito bem. De Bem com a Vida é inteligente, sensível, delicado, honesto – qualidades raras atualmente, no cinemão dos estúdios de Hollywood.
A mãe, Gena Rowlands, no esplendor dos 62 anos (ela é de 1934) é o maior brilho do filme. Mas isso não é demérito para o diretor. Ela rouba a cena em qualquer filme em que apareça; não poderia ser diferente nesse – que é dedicado a ela, conforme informa um letreiro no final: “To Lady”.
É um filme sobre família, relação familiar, relações afetivas. Mildred, a personagem central, intepretada por Gena Rowlands, fica sozinha na casa imensa deixada pelo marido morto. O filho preferido está casado, tem sucesso na profissão, se muda para longe. A filha preterida não se dá com a mãe, quer viver longe dela. No momento em que Mildred fica sozinha no mundo, entra em sua vida um garoto tímido, fechado, filho de um casal vizinho que vive em meio a brigas horrorosas (a mãe dele é interpretada por Marisa Tomei, espantosamente magra depois de um período em que apareceu bem cheinha em dois ou três filmes). Mildred ensina ternura e as primeiras sabedorias ao garotinho, e aprende com ele a dar novo valor às coisas da vida. Através da mãe do menino, Mildred conhece um caminhoneiro canadense (ninguém menos que Gérard Dépardieu), e com ele emoções que já imaginava mortas. Uma boa estréia do diretor. Um belo filme.
De Bem Com a Vida/Unhook the Stars
De Nick Cassavetes, EUA, 1996.
Com Gena Rowlands, Marisa Tomei, Gérard Dépardieu, Moira Kelly, David Sherrill. Jake Lloyd
Argumento e roteiro Nick Cassavetes e Helen Caldwell
Cor, 103 min.
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