O Vidente / Next


Nota: ★☆☆☆

Anotação em 2008: Classifiquei com uma estrela para não dar bola preta porque o filme até que parte de uma premissa interessante – a capacidade do personagem principal, interpretado por Nicolas Cage, de ver o que vai acontecer daí a dois minutos.

O início, com ele em Las Vegas, jogando no cassino e valendo-se desse dom (que na verdade o tortura mais do que satisfaz), é promissor. Mas logo em seguida vem uma história louca de uma bomba atômica roubada da Rússia, plano terrorista, CIA, correrias, perseguições de carro, tiros, explosões – o normal do cinemão americano hoje. Uma porcaria.

A premissa interessante deve provavelmente estar na história de Philip K. Dick, o autor da história em que se baseou Blade Runner. Mas ela é desperdiçada com o desenvolvimento da história.

Julianne Moore, trabalhando em merda para pagar as contas, consegue estar inexpressiva e quase feia; Jessica Biel é um mulherão. Nicolas Cage está com cara de cansado, e deve estar mesmo, fazendo três filmes por ano como ele faz – mas isso até que não pega mal, porque o personagem também está cansado.

Um detalhe interessante é a presença – bem rápida, num papel bem curto – de Peter Falk, o eterno Columbo da série de TV.

Eu deveria anotar o nome desse diretor para nunca mais ver filme dele. Lee Tamahori, neo-zelandês, nascido em 1950 – da minha idade. Fez um 007 em 2002, 007 – Um Novo Dia para Morrer/Die Another Day. Em 2001 fez uma das histórias com o detetive Alex Cross, interpretado por Morgan Freeman, Na Teia da Aranha/Along Came a Spider, que eu vi. Em 1997 dirigiu um filme com roteiro de David Mamet, No Limite/The Edge, que eu também vi. Credo, como eu vejo porcaria.

O Vidente/Next

De Lee Tamahori, EUA, 2007.

Com Nicolas Cage, Julianne Moore, Jessica Biel, Peter Falk

Baseado em história de Philip K. Dick

Cor, 96 min.

Produção Initial Entertainment Group. Estreou em SP 28/9/2007

*

2 Comentários para “O Vidente / Next”

  1. Como diria o “Analista de Bagé” o conceito para este filme é UB (Uma B*sta)!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *