Nação Fast Food / Fast Food Nation


Nota: ★★★☆

Anotação de 2008: Um bom filme, com uma denúncia forte, violentíssima, sobre como é nojenta a feitura de hambúrgueres numa fábrica que explora brutalmente o trabalho de mexicanos imigrantes ilegais.

Greg Kinnear faz o papel de Don Henderson, um executivo de marketing da maior fabricante de hambúrgueres dos Estados Unidos, a Mickey’s – o nome, evidentemente, é fictício. Embora às vezes pareça com os documentários devastadores de Michael Moore, e esteja muito próximo da realidade dos fatos, este aqui, afinal, é um filme que conta uma história fictícia.

zzfastDon Henderson, o sujeito que criou a campanha publicitária do The Big One, o maior sucesso de vendas da Mickey’s, é designado pela corporação, com sede na Califórnia, para ir até uma das fábricas da empresa, num estado próximo ao México – pelo que me lembro, o filme não diz qual é, mas é algo como o Arizona ou o Novo México. Sua missão é investigar por que se está espalhando um boato de que os hambúrgueres preoduzidos ali são feitos com carne contaminada.

O executivo de escritório, sem qualquer experiência em trabalho de campo ou de investigação, procura, com honestidade, conhecer a realidade da fábrica. O que ele vai descobrindo é assombroso, aterrador – e, enquanto isso, o espectador vai acompanhando também coisas a que Don Henderson não tem acesso, o duríssimo dia-a-dia dos imigrantes ilegais na fábrica.

Um bom filme, desses que vão fundo na dissecação das mazelas americanas. O diretor Richard Linklater, um texano de Houston, nascido em 1960, dirigiu os simpáticos, gostosos Antes do Amanhecer/Before Sunrise, de 1995, e Antes do Pôr-do-Sol/Before Sunset, de 2004, com Julie Delpy e Ethan Hawke.

Nação Fast Food/Fast Food Nation

De Richard Linklater, Inglaterra-EUA, 2006.

Com Greg Kinnear, Catalina Sandino Moreno, Kris Kristofferson, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Luís Guzman, Ana Claudia Talancón

Roteiro Eric Schlosser e Richard Linklater

Produção BBC Films, HanWay Films

Cor, 116 min.

***

3 Comentários para “Nação Fast Food / Fast Food Nation”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *