Missão Comédia / Looking for Comedy in the Muslim World


Nota: ★★★☆

Anotação em 2008: Albert Brooks faz tudo nesta comédia de humor inteligente, fino, nunca de gargalhada – escreve, atua e dirige.

O filme ri das mazelas do mundo pós 11 de setembro, do isolamento em que o governo Bush II colocou o Império, da divisão Ocidente x Mundo Muçulmano, do conflito perigoso entre Índia e Paquistão, da burocracia americana. E Brooks, sobretudo, ri de si próprio.

 A forma como Brooks goza a si mesmo é uma delícia, uma maravilha. Para começo de conversa, ele faz papel dele próprio – um comediante que não é reconhecido por muita gente como um bom comediante, nem como um artista de grande sucesso.

Logo no começo do filme, ele vai fazer um teste diante da diretora e produtora Penny Marshall (também interpretando a si própria), que está na pré-produção da refilmagem de Meu Amigo Harvey/Harvey, de 1950, com James Stewart. Quando a diretora de elenco informa Penny Marshall que o convidado seguinte a ser testado é Albert Brooks, ela fica irritada, reclama, diz algo do tipo “Mas ele não serve para esse papel, você ficou louca? Ele não tem nada a ver com o Jimmy Stewart, ele não presta pro papel”. Brooks entra na sala, Penny Marshall conversa dois minutos e o dispensa com aquela coisa normal do “entraremos em contato”.

De volta à sua casa, Brooks diz pra mulher que o foi o teste mais rápido que fez na vida – levou mais tempo pra estacionar do que o tempo em que ficou com Penny Marshall.

A trama do filme é um belo achado. Numa tentativa de quebrar a antipatia que os Estados Unidos de George W. Bush angariaram no mundo, uim comitê do Congresso americano resolve contratar um comediante para estudar in loco, na Índia e no Paquistão, o que faz os muçulmanos rirem. E contratam Albert Brooks – não porque ele seja o mais indicado, mas porque ele é o único comediante sem emprego no momento e, portanto, disponível.

E lá vai ele, primeiro para a Índia, e depois para o Paquistão, com dois assessores parlamentares que mais atrapalham do que ajudam. Lá, entrevistará as pessoas na rua, perguntando o que as faz rir – os diálogos são excelentes, finos, agudos. Depois organiza uma apresentação – na qual a audiência não consegue dar sequer um sorriso.  

Uma delícia.

Missão Comédia/Looking for Comedy in the Muslim World

De Albert Brooks, EUA, 2005.

Com Albert Brooks, Fred Dalton Thompson, Penny Marshall,

Argumento e roteiro Albert Brooks

Produção Seventh Picture

Cor, 98 min.

***

2 Comentários para “Missão Comédia / Looking for Comedy in the Muslim World”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *