A Loja Mágica de Brinquedos / Mr. Magorium Wonder Emporium


Nota: ★★½☆

Anotação em 2008: Esse diretor Zach Helm é meio geninho. Ele aparece em entrevista no DVD do filme como um garoto de 25 anos, com um ridículo cabelão no alto da cabeça, como se fosse um topete do Elvis na época do topete mais alto dele, só que em vez de usar os cremes do Elvis o garoto não usa nada, deixa só o cabelo grande e revolto.

A figura é um tanto metida a esquisita ou francamente grotesca, mas ele fala pausada, desenvolta, inteligentemente. Nasceu em 1975, e é o autor do roteiro (fantástico, excelente) de Mais Estranho que a Ficção/Stranger Than Fiction, de 2006, quando ele portanto tinha 31 anos de idade. No primeiro filme que dirige, este aqui, tem no elenco um colosso – Dustin Hoffman – e uma das mais promissoras jovens atrizes do cinema americano – Natalie Portman -, e consegue fazer um competentíssimo filme para o público infanto-juvenil.

zzlojaA história deste filme aqui é ótima, um belo conto de fadas, cheio de imaginação, com bons personagens – o mágico dono da loja mágica de brinquedos, de 243 anos de idade (Hoffman), a gerente da loja, pianista promissoríssima na infância e que agora não consegue terminar sua primeira composição (Natalie, uma total gracinha, cada vez melhor), o garotinho solitário que coleciona chapéus (Zach Mills) – e extraordinário visual de fantasia absoluta.

A trilha sonora inclui uma música assinada por Yusuf Islam e cantada por Cat Stevens, Don’t Be Shy (que não está no único disco pop gravado por Cat Stevens em sua personificação de Yusuf Islam, e portanto eu não conhecia), e Jennifer Juniper, do Donovan, tocada ao piano pela personagem de Natalie Portman. O que confirma que esse diretor, tão jovem, é um sujeito estranho: como é possível que um garoto de 30 e poucos anos vá atrás dessas coisas tão antigas?

A Loja Mágica de Brinquedos/Mr. Magorium Wonder Emporium

De Zach Helm, EUA, 2007.

Com Dustin Hoffman, Natalie Portman, Jason Bateman, Zach Mills

Argumento e roteiro Zach Helm

Música Alexandre Desplat e Aaron Zigman

Produção Mandate Pictures

Cor, 93 min.

**1/2

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *