Sob Suspeita / Find Me Guilty


Nota: ★★½☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Mestre em histórias de tribunal desde sua estréia na direção, em Doze Homens e uma Sentença/12 Angry Men, de 1957, o grande Sidney Lumet reconstitui, num filme sem atores muito conhecidos (com exceção de Van Diesel, que costuma trabalhar em filmes de ação vagabundos), o caso real de um gigantesco julgamento que durou quase dois anos, em Nova York.

Um esforçado promotor investigou durante anos uma família mafiosa, e reuniu uma montanha de evidências na esperança de conseguir a condenação e prisão do chefão. Nos letreiros, Lumet já avisa que boa parte dos diálogos foi tirada diretamente dos autos do processo.

A questão é que o julgamento – o mais longo já realizado nos Estados Unidos contra o crime organizado – vira um show por causa da atuação de um bandido menor dentro da família (o papel desse Van Diesel), que resolve fazer ele mesmo sua defesa, e acaba ganhando a simpatia dos jurados.

Seguramente mestre Lumet, conhecido por sua postura liberal, avançada, progressista, queria fazer uma crítica da instituição do júri popular, essa coisa sujeita a manipulações de todos os tipos, e que acaba fazendo muito pouca justiça. No entanto, fiquei um tanto incomodado, com a sensação de que o filme acaba ficando com uma moral dúbia; parece que está fazendo o elogio da bandidagem, desde que ela seja fiel ao princípio do silêncio e ao companheirismo.

Sob Suspeita/Find Me Guilty

De Sidney Lumet, EUA, 2006

Com Van Diesel, Alex Rocco, Richard DeDomenico, Jerry Grayson

Roteiro Sidney Lumet, T.J.Mancini e Robert J. McCrea

Produção Crossroads

Cor, 125 min.

Um comentário para “Sob Suspeita / Find Me Guilty”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *