2.5 out of 5.0 stars
Anotação em 2007, com complemento em 2008: Mestre em histórias de tribunal desde sua estréia na direção, em Doze Homens e uma Sentença/12 Angry Men, de 1957, o grande Sidney Lumet reconstitui, num filme sem atores muito conhecidos (com exceção de Van Diesel, que costuma trabalhar em filmes de ação vagabundos), o caso real de um gigantesco julgamento que durou quase dois anos, em Nova York.
Um esforçado promotor investigou durante anos uma família mafiosa, e reuniu uma montanha de evidências na esperança de conseguir a condenação e prisão do chefão. Nos letreiros, Lumet já avisa que boa parte dos diálogos foi tirada diretamente dos autos do processo.
A questão é que o julgamento – o mais longo já realizado nos Estados Unidos contra o crime organizado – vira um show por causa da atuação de um bandido menor dentro da família (o papel desse Van Diesel), que resolve fazer ele mesmo sua defesa, e acaba ganhando a simpatia dos jurados.
Seguramente mestre Lumet, conhecido por sua postura liberal, avançada, progressista, queria fazer uma crítica da instituição do júri popular, essa coisa sujeita a manipulações de todos os tipos, e que acaba fazendo muito pouca justiça. No entanto, fiquei um tanto incomodado, com a sensação de que o filme acaba ficando com uma moral dúbia; parece que está fazendo o elogio da bandidagem, desde que ela seja fiel ao princípio do silêncio e ao companheirismo.
Sob Suspeita/Find Me Guilty
De Sidney Lumet, EUA, 2006
Com Van Diesel, Alex Rocco, Richard DeDomenico, Jerry Grayson
Roteiro Sidney Lumet, T.J.Mancini e Robert J. McCrea
Produção Crossroads
Cor, 125 min.
Um comentário para “Sob Suspeita / Find Me Guilty”