Quem Não Matou Mona? / Drowning Mona


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um monte de atores conhecidos Danny DeVito, Betty Midler, Neve Campbell, Jamie Lee Curtis, Will Ferrell – numa comedinha de humor negro que até tem sua graça.

Betty Midler, grande, espaçosa, espalhafatosa e boa como sempre, faz a Mona do título, que morre em um acidente de carro mais do que suspeito. A grande sacada da trama, a brincadeira, a pegadinha, ou a falseta, como diria o personagem de Paulo José em Todas as Mulheres do Mundo, é que todo mundo que conhecia Mona – uma tremenda, mas uma tremenda pentelha – tinha motivos para matá-la. O duro é saber quem não a matou, como espertamente soube dizer o título brasileiro.

Como diz a tagline do filme – a frase de marketing para vendê-lo: “1 murder. 460 prime suspects. Not so much of a ‘who done it’ as a ‘who didn’t’!”.

Who done it, ou whodunit, quem matou? – a lógica dos romances de mistério básicos, de Conan Doyle a Agatha Christie, passando por Georges Simenon, e tantos, e tantos outros, é aqui totalmente subvertida pelo mas quem não fez, quem não matou?

Danny DeVito e Betty Midler repetem uma parceria que já havia funcionado bem em Por Favor, Matem Minha Mulher/Ruthless People, de 1986, uma comédia maluquérrima que me fez lembrar as screwball comedies dos anos 30.

Esse diretor Nick Gomez é um sujeito de TV, que dirigiu diversos episódios de séries. Nunca fez, que eu saiba, nada muito melhor do que este filme aqui, que pode servir como uma boa diversão, se o espectador estiver num dia de bom humor, ou querendo descansar um pouco, porque nem só de Bergman e de cinema iraniano é feita a vida. Pessoas sérias, sisudas, que não têm tempo a perder com brincadeira, devem passar longe deste filme.

Quem Não Matou Mona?/Drowning Mona

De Nick Gomez, EUA, 2000

Com Danny DeVito, Betty Midler, Neve Campbell, Jamie Lee Curtis, Will Ferrell

Roteiro Peter Steinfeld

Produção Code Entertainment

Cor, 96 min

**

2 Comentários para “Quem Não Matou Mona? / Drowning Mona”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *