1.0 out of 5.0 stars
Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um fenômeno interessantíssimo, que mereceria um bom estudo, é como algumas bobagens vazias viram cult. Este filmezinho é um perfeito exemplar desse fenômeno cada vez mais comum.
Temos aqui um fiapo de historinha besta, sobre gente comum, meio chata, meio panaca, meio desajustada, num filme que não tem qualquer tipo de mérito especial, a não ser o fato de que é independente. Mas, cacida, fazem-se 200 filmes independentes por ano nos Estados Unidos. E as pessoas se ajoelham diante deste aqui e dizem que é genial.
Eu não tinha sequer me lembrado de anotar esta bobagem; na sala de espera do oculista, em março de 2007, vi o filme indicado pela Veja como uma sensação, e foi só aí que anotei sobre ele.
O filme teve 16 prêmios – inclusive o grande prêmio da Semana dos Críticos no Festival de Cannes 2005 – e loas de tudo quanto é crítico. Aí vão trechos do que diz sobre ele o AllMovie:
“Uma dezena de personagens diversos, adultos e crianças, acham-se nevegando nas águas traiçoeiras da intimidade nesta comédia dramática independente vencedora de vários prêmios. Richard (John Hawkes) é um recém-divorciado deslumbrado e às vezes aterrorizado com sua vida e o mundo em volta de si. Enquanto acredita que grandes coisas esperam por ele, sente-se tão desesperançado diante do abandono da mulher que tenta botar fogo na própria mão. Richard encontra Christine (Miranda July) na loja de sapatos em que ele trabalha; Christine gosta de se pintar como uma videoartista cheia de estilo e autoconfiança, mas na verdade ela ganha a vida como motorista de idosos, e gostaria muito de encontrar alguém especial. (…) Me and You and Everyone We Know foi o primeiro longa-metragem escrito e dirigido pela reconhecida artista performática Miranda July; o filme foi premiado em 2005 no Festival de Cannes e no Sundance.”
Credo. Como tem mistificação na praça.
Eu, Você e Todos Nós/Me and You and Everyone We Know
De Miranda July, EUA-Inglaterra, 2005.
Com Miranda July, John Hawkes,
Argumento e roteiro Miranda July
Cor, 90 min.