Minha Esposa Favorita / My Favorite Wife


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Comedinha dos anos dourados, mas meio fraquinha. Sete anos depois de ser dada como morta num naufrágio num ponto distante do Pacífico, a personagem de Irene Dunne reaparece na sua cidadezinha, no momento em que seu marido (Cary Grant) está se casando de novo com uma Bianca (Gail Patrick).

Seguem-se mil confusões, as situações mais malucas que se poderiam imaginar – algumas tão ridículas que dão uma certa vergonha no espectador.

Garson Kanin (1912-1999) foi ator, diretor e dramaturgo na Broadway, e, em Hollywood, trabalhou muito mais como roteirista do que como diretor. Fez os roteiros ou as peças que originaram os roteiros de diversas boas comédias inteligentes, elegantes, como, para citar só algumas, Nascida Ontem/Born Yesterday, A Costela de Adão/Adam’s Rib e A Mulher Perfeita/Pat and Mike, estes dois últimos com o fascinante casal Spencer Tracy/Katharine Hepburn.  

 Pauline Kael gostou do filme. Diz ela: “Tennyson escreveu Enoch Arden em 1864, e o cinema vem fazendo versões desta obra desde que D.W. Griffith a realizou em 1908 (e de novo em 1911). Esta aqui é a mais famosa e engraçada. No dia em Cary Grant (como Nick Arden) se casa com Gail Patrick, a sua esposa, Irene Dunne, naufragada sete anos antes, volta para casa. Ela acompanha os recém-casados em sua lua-de-mel, impede a consumação do casamento, e, como uma gatinha esperta, insinua-se ronronando até a vitória final. Garson Kanin tinha 27 anos (e estava mais esperto que nunca) quando dirigiu este sucesso clássico da comédia maluca. Randolph Scott faz o cientista vegetariano que era companheiro de Irene na ilha.”

Minha Esposa Preferida/My Favorite Wife

De Garson Kanin, EUA, 1940.

Com Irene Dunne, Cary Grant, Randolph Scott, Gail Patrick

Roteiro Leo McCarey, Bella Spewack e Samuel Spewack

Baseado em poema de Alfred Lord Tennyson

Montagem Robert Wise

Fotografia Rudolph Maté

Música Roy Webb

Produção RKO.

P&B, 88 min.  

3 Comentários para “Minha Esposa Favorita / My Favorite Wife”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *