A Um Passo da Glória / A Shot at Glory


Nota: ★★★☆

 

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Gostoso, bem humorado filme sobre futebol e família, passado em Glasgow e numa cidadezinha à beira mar, chamada Kilnockie, com o californiano Robert Duvall falando um inglês de escocês absolutamente arretado. A música de Mark Knopfler é um brilho.

Duvall faz o papel de Gordon McLeod, o técnico de um time da segunda divisão do futebol escocês, o Kinockie, o mesmo nome da cidadezinha de pescadores onde fica a sede do clube. O time foi comprado por um americano (interpretado por Michael Keaton), que pressiona o técnico para contratar um astro da primeira divisão, Jackie McQuillan, Esse jogador é interpretado por Ally McCoist, um ídolo do futebol escocês na vida real.    

O problema é que o técnico detesta o craque – até porque este é casado com a filha do treinador, e o casamento não anda nada bem; como todo ídolo de futebol, McQuillan é um mulherengo, namorador.

Este é um subgênero de que os americanos gostam muito, os filmes sobre esporte; segue a trilha de O Jogo da Paixão/Tin Cup (sobre golfe). Sorte no Amor/Bull Durham (sobre beisebol), Uma Liga Muito Especial/A League of their Own (sobre mulheres no beisebol), Campo dos Sonhos/Field of Dreams (ainda beisebol). O Touro Indomável/Raging Bull (boxe) e Menina de Ouro/Million Dollar Baby (mais boxe), só para citar alguns.

É de fato um subgênero de muitos filmes. No seu livro 1,000 Best Movies on DVD, o crítico da revista Rolling Stone, Peter Travers, cataloga mais de 30 na categoria Esportes. Ele não incluiu este aqui – uma falha.

A Um Passo da Glória/A Shot at Glory

De Michael Corrente, EUA-Inglaterra, 2000.

Com Robert Duvall, Michael Keaton, Kirsty Mitchell, Brian Cox, Ally McCoist

Roteiro Dennis O’Neill

Música Mark Knopfler

Cor, 115 min.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *