Feras Que Foram Homens / Three Came Home


Nota: ★★★☆

Anotação em 2006, com complemento em 2008: O filme se baseia no livro autobiográfico de Agnes Newton Keith, uma americana que ficou vários meses presa pelos japoneses em uma ilha do Pacífico, durante a Segunda Guerra.

A situação que os presos enfrentam é absolutamente cruel e desumana. Aparentemente, no entanto, essa mulher, que deve ter sido uma pessoa extraordinária, conseguiu fazer um relato sem um ódio profundo dos japoneses como um todo. Ao contrário do que poderia se esperar, ela tem uma visão absolutamente não supremacista da duríssima realidade que enfrentou, e não trata os japoneses como se fossem todos animais ferozes.

É o que transmite este filme dirigido por Jean Negulesco (1900-1993), um diretor mais afeito, em geral, a coisas bem mais leves – fez muitos filmes românticos e comédias, como A Fonte dos Desejos/Three Coins in the Fountain e Como Agarrar um Milionário/How to Marry a Milionaire. O filme me pareceu muito à frente do seu tempo – afinal, foi feito em 1950, quando as feridas da guerra ainda estavam bem abertas.  

Sessue Hayakawa, que faria depois o comandante do campo de prisioneiros em A Ponte do Rio Kwai, faz o papel de um oficial japonês culto, que se interessa pela americana que é escritora – o papel central, interpretado por Claudette Colbert. Leonard Maltin diz que as atuações dos dois tornam o filme obrigatório.  

Feras que Foram Homens/Three Came Home

De Jean Negulesco, EUA, 1950

Com Claudette Colbert, Sessue Hayakawa,

Roteiro Nunnally Johnson

Baseado no livro de Agnes Newton Keith

Música Hugo Friedhofer

Produção 20th Century Fox

P&B, 106 min.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *