1.0 out of 5.0 stars
Anotação em 2004, com complemento em 2008: É a refilmagem de uma obra do Jean-Pierre Melville, Bob Le Flambeur, de 1955. O diretor irlandês Neil Jordan, que eu acho extremamente irregular, neste filme aqui estava na hora ruim.
A história do filme de Melville, pelo que leio, já era muito boa, cheia de sacadas, saídas intrincadas, mas Neil Jordan achou que precisava adicionar ainda uns toquezinhos de cineasta cult, e o resultado é que a narrativa fica às vezes confusa.
Nick Nolte capricha no seu eterno papel de Nick Nolte. Ele faz um viciado em heroína, ladrão, jogador inveterado, que está precisando de dinheiro para pagar as muitas dívidas e bola um golpe ousadíssimo num cassino na Riviera francesa.
A melhor coisa do filme é uma jovem atriz que tem aqui seu primeiro papel, como uma jovem russa envolvida no submundo de Marselha. Tem um nome impronunciável – Nutsa Kukhianidze -, nasceu na Geórgia em 1983 (tinha, portanto, 21 anos) e é uma gracinha.
Para justificar a afirmativa de que Neil Jordan é irregular: Fim de Caso, de 1999, é extraordinário; Traídos pelo Desejo/The Crying Game, de 1992, me parece uma bobagem superestimada; e Entrevistas com o Vampiro, de 1994, embora tenha um visual deslumbrante, é fraco e vazio.
Lance de Sorte/The Good Thief
De Neil Jordan, França-Inglaterra-Irlanda-Canadá, 2002
Com Nick Nolte, Nutsa Kukhianidze, Gérard Darmon
Roteiro Neil Jordan
Baseado no filme Bob Le Flambeur, com roteiro de Jean-Pierre Melville e Auguste Le Breton
Fotografia Chris Menges
Podução Alliance Atlantis
Cor, 108 min