Nota:
Anotação em 2001: Filme bem interessante sobre o fantástico, o não real, não concreto, feito em três episódios pelo cineasta francês Julien Duvivier em seu período de exílio em Hollywood, fugindo, como tantos outros diretores europeus, do nazismo.
Foi o terceiro filme americano dele, depois de Lydia, de 1941, e Seis Destinos/Tales of Manhattan, de 1942.
Barbara Stanwyck está esplendorosa como uma mulher de passado misterioso por quem o mágico interpretado pelo jovem Charles Boyer se apaixona a bordo de um transatlântico.
Leonard Maltin informa que o filme tinha um quarto episódio, que foi retirado dele antes do lançamento e mais tarde transformado em um outro longa-metragem, chamado Destiny.
Mistérios da Vida/Flesh and Fantasy
De Julien Duvivier, EUA, 1943.
Com Edward G. Robinson, Charles Boyer, Barbara Stanwyck, Betty Field, Robert Cummings, Thomas Mitchell, Charles Winninger, Anna Lee, Dame May Whitty.
P&B, 93 min
Olha só, navegando aqui acabo descobrindo este Mistérios da Vida que assisti faz mais de 15 anos na televisão. Bom recordar. Pena a matéria ser curta.
Carla, este microtexto, de 2001, é bem pré 50 Anos de Filmes. É do tempo em que eu fazia algumas anotações só para mim, logo após ver um filme. Às vezes eu me estendia bastante, e noutras apenas gravava rapidamente as primeiras impressões. É o caso deste filme – que, aliás, gostaria de rever…
Um abraço.
Sérgio